Mordidas, empurrões e beliscões na primeira infância

contribuições da Pedagogia Waldorf

Autores

  • Élida Santos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pedagogia Waldorf, agressividade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo central apresentar algumas contribuições da Pedagogia Waldorf em relação à interposição de limites na primeira infância, nos primeiros sete anos, especialmente no que tange a situações de mordidas, empurrões, beliscões e outras situações semelhantes – recorrentes nessa fase. Para tanto, são abordadas peculiaridades da referida etapa do desenvolvimento infantil, sobretudo a partir da elaboração do sentido vital e do sentido do tato, bem como de desdobramentos possíveis para seu adequado desenvolvimento. Com base no estudo da Pedagogia Waldorf e da experiência prática docente com essa metodologia, são veiculadas possíveis conduções nas situações conflituosas em questão. São apresentados exemplos que, no lugar de propor receitas e saídas fáceis, tencionam oferecer repertórios outros, a serem adaptados e atualizados em situações concretas, de acordo com a singularidade das crianças envolvidas e com o contexto em que estão inseridas. Busca-se confluir para uma abordagem inclusiva, não moralizante, de maneira a resistir à visão produtivista da infância, tributária do paradigma moderno-ocidental, cultivando o reencantamento da infância, na direção de seres humanos mais livres e autônomos – a partir da construção de uma ética própria e genuína.

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Biografia do Autor

Élida Santos Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS – UFRJ). Trabalha com Pedagogia Waldorf desde 2011, tendo atuado com jardins de infância e maternais. Atualmente, trabalha com formação de professores e orientação pedagógica.

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Publicado

2023-04-09

Como Citar

RIBEIRO, Élida Santos. Mordidas, empurrões e beliscões na primeira infância: contribuições da Pedagogia Waldorf. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 41–56, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/103. Acesso em: 28 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos