Abrir as janelas do conhecimento
a “história do primeiro dia” na Pedagogia Waldorf
Palavras-chave:
narrativa, primeiro ano, imagem, Pedagogia WaldorfResumo
As crianças são despertadas para as narrativas desde cedo, já que as histórias chegam até elas em vários momentos de interação social. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental Waldorf, as imagens surgem por meio de narrativas, antes de se apresentarem prontas em uma lousa ou em uma ilustração. Na Pedagogia Waldorf, as narrativas são vistas, muitas vezes, como possibilidades de situar o ser humano em seu meio cultural, trazendo um conteúdo que não é explícito, uma realidade ainda moderada que cria um novo sentido às coisas. O presente estudo propõe-se, por meio de uma abordagem qualitativa e como estudo de caso, a analisar o ato de criar e contar a narrativa do primeiro dia de aula do 1º ano de uma instituição de ensino ligada à Pedagogia Waldorf. A história do primeiro dia, que é contada pelo professor de classe e acompanhará a turma durante os oito anos do Ensino Fundamental, é frequentemente uma narrativa com elementos arquetípicos, que tem por intuito expressar essa ligação que está se iniciando. Faz uso de muitas imagens e objetiva vincular a criança pelo sentir, mobilizar para o fazer e despertar a vontade de participar do que está sendo proposto. Visa, também, vislumbrar a trajetória biográfica de uma classe. Para isso, pretende-se analisar o processo de criação dessa narrativa, a experiência do professor, o significado dessa história para o caminho que percorrerão juntos e sua possível importância para a formação do grupo.
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