Lastros e rastros da dança na escola Waldorf
reconhecendo trajetos para descobrir caminhos
Palavras-chave:
Dança-educação, Dança na escola, Pedagogias da Dança, Currículo escolar, Pedagogia WaldorfResumo
Este artigo revela um panorama da presença da dança nas escolas Waldorf no Brasil, apresentando e tecendo reflexões acerca das respostas obtidas por meio do questionário eletrônico “A dança na pedagogia Waldorf”, este que inaugurou um dos braços da investigação da linha de pesquisa “Pé de Dança: pedagogias da dança e antroposofia”, coordenada pelas autoras deste artigo. Por meio do questionário, dentre outras ações, buscamos respostas à pergunta maior do coletivo de pesquisadoras: como a dança e suas pedagogias podem dialogar com a Pedagogia Waldorf? Tal questionário ficou disponível entre agosto de 2020 e maio de 2022, hospedado no site da Faculdade Rudolf Steiner (FRS) e contou com o apoio da Federação das Escola Waldorf no Brasil (FEWB) para sua ampla divulgação a fim de se alcançar o maior número de agentes desta linguagem artística nas escolas. Trata-se de uma pesquisa mista, quanti-qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, que tem como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o levantamento, realizado por coleta de dados via questionário. São autores que embasam a pesquisa: Rudolf Steiner, Jonas Bach Jr. Melanie M. Guerra, dentre outros. Os resultados desta etapa da pesquisa apontam para a relevância das artes, do movimento e da corporalidade na atualização contínua do currículo Waldorf; a necessidade de aprofundamento da discussão acerca das pedagogias da dança adequadas aos preceitos desta pedagogia; o aspecto cultural da dança como fator crucial para sua presença no currículo e a importância de se pensar a inserção da dança como disciplina fundamental na formação de professores.
Downloads
Referências
AMRINE, Frederick. Eurythmy and the ‘New Dance’. In: STEINER, Rudolf. The Early History of Eurythmy. Massachusetts: Anthroposophic Press, 2015. p.15-43.
ANDRADE E SILVA, Dulciene Anjos de. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 56, UFPR, p. 101-113, abr./jun. 2015.
BACH JR., Jonas; GUERRA, Melanie Gesa Mangels. O currículo da pedagogia Waldorf e o desafio da sua atualização. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.3, p. 857-878, jul./set.2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB. 9394/1996. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FROBÖSE, Edwin e Eva. Euritmia: sua origem e desenvolvimento segundo indicações de Rudolf Steiner. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2009.
MARQUES, Isabel. Artista às avessas: a ação cultural em diálogo com a educação. Sala Preta, v. 12, n. 1, p. 24-35, 2012.
MARTINS, Ernesto Candeias. “A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos…)”. Educar em Revista, n. 56, Curitiba, Brasil, UFPR. p. 163-180, abr./jun. 2015.
MEIRELLES, Daniela. Corpo sensível: narrativas transversais entre a Dança Moderna e a arte da Euritmia. Olhares, vol.8, n.1, São Paulo, p. 59-70, 2022.
PEREIRA, Guilherme; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Pesquisa quantitativa em educação: algumas considerações. Revista Periferia, UERJ, PPGECC, 2016.
ROMANELLI, Rosely, A. Procedimentos artísticos no ensino Waldorf. Revista da Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso, vol. 26, ano 14, n. 2, p.177-198, jul./dez. 2016.
STEINER, Rudolf. Metodologia e didática no ensino Waldorf (A arte da educação II). 3. ed. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2016.
STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, v. 21, p. 69-83, 2001.
STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática, v. 6, p. 73-86, 2003.
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. São Paulo: Papirus, 2013.