Pé de dança

relato de experiência da criação de um grupo de estudo em movimento

Autores

  • Juliana Klein Faculdade Rudolf Steiner
  • Luiza Banov Universidade de São Paulo (USP)
  • Renata Fernandes Associação Brasileira dos Euritmistas

Palavras-chave:

dança, educação, Pedagogia Waldorf

Resumo

O presente artigo pretende apresentar os primeiros passos da linha de pesquisa “Pé de Dança,” criada pelas investigadoras Juliana Klein, Luiza Banov e Renata Fernandes no ano de 2020. Esta linha está inserida no grupo de estudos: A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea, sob coordenação do Prof. Dr. Jonas Bach (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), tendo sua sede na Faculdade Rudolf Steiner. “Pé de Dança” tem como propósito abrir espaços de diálogo e reflexão sobre a dança como área de conhecimento oficialmente composta na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e investigar como ela se desdobra no ambiente escolar especialmente em relação à Pedagogia Waldorf. Neste texto, apontamos perguntas, caminhos e reflexões que vêm movendo os trajetos do grupo. O desejo é compartilhar o processo que não se finda em si, mas potencializa uma discussão em torno desta arte efêmera, poética e tão necessária à humanidade desde seus primórdios e por isso de fundamental presença nos âmbitos da educação.

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Biografia do Autor

Juliana Klein, Faculdade Rudolf Steiner

Bacharel e licenciada em Dança na UNICAMP. Licenciada em Educação Física no Instituto Claretiano. Formada em Ginástica Bothmer. Professora da Faculdade Rudolf Steiner e da Escola Waldorf Rudolf Steiner.

Luiza Banov, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Artes (ECA/USP). Graduada e licenciada em Dança na UNICAMP. Integra o Laboratório de Pesquisa em Tanz Theatralidades (LAPETT/USP), coordena o Núcleo Dédalos de/em movimento.

Renata Fernandes, Associação Brasileira dos Euritmistas

Mestre em Artes na UNESP, foco na área de Arte e Educação e bacharel e licenciada em Dança na UNICAMP. Está no último ano de formação em Euritmia Artística pela Associação Brasileira dos Euritmistas.

Referências

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LIEVEGOED, Bernard. Desvendando o crescimento – as fases evolutivas da infância e da adolescência. São Paulo: Antroposófica, 2017.

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Publicado

2021-04-09

Como Citar

KLEIN, Juliana; BANOV, Luiza; FERNANDES, Renata. Pé de dança: relato de experiência da criação de um grupo de estudo em movimento. Revista Jataí, São Paulo, v. 3, p. 263–276, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/73. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência