Harmonizando o currículo Waldorf com as culturas africana e afro-brasileira
relato de uma formação em prol da descontinuidade da colonização histórica e cultural por meio de um caminhar acordado
Palavras-chave:
orixalidade, ERER, descolonização, Pedagogia WaldorfResumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a importância da inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar das Escolas Waldorf, como forma de harmonizá-lo ao que é proposto nas leis 10.639/03 e 11.645/08, por meio da exemplificação de uma proposta formativa com o tema da orixalidade e da reparação cultural. Recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica sobre orixalidade (SILVA; DIOGO; VERAS NETO, 2022), descolonização (KILOMBA, 2019; ASANUMA, 2019; FRANÇA; SANTANA, 2022; SODRÉ, 2023), em conformidade com a possibilidade de atualização curricular da pedagogia Waldorf (FRANCO, 2013; CASTRO E SILVA, 2020; BOLAND; MUÑOZ, 2021). Considerando a importância da formação docente nesse processo, exemplificamos a aplicação desses conteúdos por meio da descrição de uma formação elaborada e ministrada pelas autoras, focando no legado histórico e cultural dos orixás. Os resultados desta pesquisa foram colhidos por meio dos depoimentos de professoras participantes das atividades, mostrando como a pedagogia Waldorf se mostra propícia para a abertura do currículo face à diversidade cultural e étnico-racial presente na sociedade brasileira.
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Referências
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