Harmonizando o currículo Waldorf com as culturas africana e afro-brasileira

relato de uma formação em prol da descontinuidade da colonização histórica e cultural por meio de um caminhar acordado

Autores/as

  • Daniele Laurinda Caetano UFMG
  • Luciana Sapia Franco Faculdade Rudolf Steiner

Palabras clave:

orixalidade, ERER, descolonização, Pedagogia Waldorf

Resumen

Este artigo tem o objetivo de discutir a importância da inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar das Escolas Waldorf, como forma de harmonizá-lo ao que é proposto nas leis 10.639/03 e 11.645/08, por meio da exemplificação de uma proposta formativa com o tema da orixalidade e da reparação cultural. Recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica sobre orixalidade (SILVA; DIOGO; VERAS NETO, 2022), descolonização (KILOMBA, 2019; ASANUMA, 2019; FRANÇA; SANTANA, 2022; SODRÉ, 2023), em conformidade com a possibilidade de atualização curricular da pedagogia Waldorf (FRANCO, 2013; CASTRO E SILVA, 2020; BOLAND; MUÑOZ, 2021). Considerando a importância da formação docente nesse processo, exemplificamos a aplicação desses conteúdos por meio da descrição de uma formação elaborada e ministrada pelas autoras, focando no legado histórico e cultural dos orixás. Os resultados desta pesquisa foram colhidos por meio dos depoimentos de professoras participantes das atividades, mostrando como a pedagogia Waldorf se mostra propícia para a abertura do currículo face à diversidade cultural e étnico-racial presente na sociedade brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniele Laurinda Caetano, UFMG

Professora e pedagoga com especialização em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira, mestre em Educação pela UFMG, nas áreas da Educação das Relações Étnico-Raciais, Infâncias e Pedagogia Waldorf.

Luciana Sapia Franco, Faculdade Rudolf Steiner

Educadora na educação infantil Waldorf há 18 anos, mãe criadeira do quintal CASERÊ, coordenadora do grupo de estudos brasilidades, pela Faculdade Rudolf Steiner e pesquisadora das comunidades tradicionais brasileiras.

Citas

SILVA, Maria Alice; DIOGO, Hélen Rejane Silva Maciel; VERAS NETO, Francisco Quintanilha. Ecos e contra-narrativas ocidentais: o letramento racial crítico como artefato para o (re)conhecimento do patrimônio cultural e religioso afro-brasileiro. In: MELO, Edelamare Barbosa. (Org.). Desafio da produção contra colonial e alternativas antirracistas em prol dos direitos humanos fundamentais dos povos e comunidades tradicionais. Brasília: CONAETE/Ministério Público do Trabalho, 2022. p. 423-443.

ASANUMA, Eduardo Seide. Necessidade de superação de mapas eurocêntricos no ensino de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., 2019, Jataí. Anais... Jataí: Universidade Federal de Jataí, 2019.

BOLAND, Neil. Engaging (or not) with Community. In: Waldorf Resources. 2017. Disponível em: https://www.waldorf-resources.org/single-view/engaging-or-not-with-community. Acesso em: 13 jul. 2023.

BOLAND, Neil; MUÑOZ, Joaquim. Education for freedom for all? The relevance of contemporary theory to Steiner education. ROSE: Research in Steiner Education, v. 12, p. 1-14, 2021.

BRASIL. Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n°. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10639-9-janeiro-2003-493157-norma-pl.html. Acesso em: 15/07/2023.

BRASIL. Lei Federal 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n°. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 15/07/2023.

FRANCO, Luciana Sapia. Os dezesseis orixás como imagem na pedagogia Waldorf. Monografia (Curso Normal de Formação de Professores Waldorf) - Centro de Formação de Professores Waldorf da Escola Waldorf Rudolf Steiner, São Paulo 2013.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. Episódios de Racismo Cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

NOGUEIRA, Sidnei. Faces da intolerância no século XXI. In: RIBEIRO, Djamila. (Org.). Intolerância religiosa. São Paulo: Pólen, 2020.

SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis: Vozes, 2023.

SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 23-72.

Publicado

2023-04-09

Cómo citar

CAETANO, Daniele Laurinda; FRANCO, Luciana Sapia. Harmonizando o currículo Waldorf com as culturas africana e afro-brasileira: relato de uma formação em prol da descontinuidade da colonização histórica e cultural por meio de um caminhar acordado. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 176–197, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/107. Acesso em: 28 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos