Harmonizando o currículo Waldorf com as culturas africana e afro-brasileira

relato de uma formação em prol da descontinuidade da colonização histórica e cultural por meio de um caminhar acordado

Authors

  • Daniele Laurinda Caetano UFMG
  • Luciana Sapia Franco Faculdade Rudolf Steiner

Keywords:

orixalidade, EERR, decolonization, Waldorf Pedagogy

Abstract

This article aims to discuss the importance of incorporating African and Afro-Brazilian history and culture into the curriculum of Waldorf Schools, as a way to align it with the guide-lines proposed in laws 10.639/03 and 11.645/08. This is exemplified through a formative proposal focused on the theme of orixalidade and cultural repair. A bibliographic research was conducted on orixalidade (SILVA; DIOGO; VERAS NETO, 2022) and decolonization (KILOMBA, 2019; ASANUMA, 2019; FRANÇA; SANTANA, 2022; SODRÉ, 2023), in accordance with the possibility of updating the curriculum in Wal-dorf pedagogy (FRANCO, 2013; CASTRO E SILVA, 2020; BOLAND; MUÑOZ, 2021). Considering the importance of teacher training in this process, the application of these contents is exemplified through the description of a trai-ning developed and conducted by the authors, focusing on the historical and cultural legacy of the orixás. The results of this research were gathered through testimonials from participating teachers, showing how Waldorf pedagogy proves conducive to opening the curriculum to the cultural and ethnic diversity present in Brazilian society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniele Laurinda Caetano, UFMG

Professora e pedagoga com especialização em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira, mestre em Educação pela UFMG, nas áreas da Educação das Relações Étnico-Raciais, Infâncias e Pedagogia Waldorf.

Luciana Sapia Franco, Faculdade Rudolf Steiner

Educadora na educação infantil Waldorf há 18 anos, mãe criadeira do quintal CASERÊ, coordenadora do grupo de estudos brasilidades, pela Faculdade Rudolf Steiner e pesquisadora das comunidades tradicionais brasileiras.

References

SILVA, Maria Alice; DIOGO, Hélen Rejane Silva Maciel; VERAS NETO, Francisco Quintanilha. Ecos e contra-narrativas ocidentais: o letramento racial crítico como artefato para o (re)conhecimento do patrimônio cultural e religioso afro-brasileiro. In: MELO, Edelamare Barbosa. (Org.). Desafio da produção contra colonial e alternativas antirracistas em prol dos direitos humanos fundamentais dos povos e comunidades tradicionais. Brasília: CONAETE/Ministério Público do Trabalho, 2022. p. 423-443.

ASANUMA, Eduardo Seide. Necessidade de superação de mapas eurocêntricos no ensino de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., 2019, Jataí. Anais... Jataí: Universidade Federal de Jataí, 2019.

BOLAND, Neil. Engaging (or not) with Community. In: Waldorf Resources. 2017. Disponível em: https://www.waldorf-resources.org/single-view/engaging-or-not-with-community. Acesso em: 13 jul. 2023.

BOLAND, Neil; MUÑOZ, Joaquim. Education for freedom for all? The relevance of contemporary theory to Steiner education. ROSE: Research in Steiner Education, v. 12, p. 1-14, 2021.

BRASIL. Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n°. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10639-9-janeiro-2003-493157-norma-pl.html. Acesso em: 15/07/2023.

BRASIL. Lei Federal 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n°. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 15/07/2023.

FRANCO, Luciana Sapia. Os dezesseis orixás como imagem na pedagogia Waldorf. Monografia (Curso Normal de Formação de Professores Waldorf) - Centro de Formação de Professores Waldorf da Escola Waldorf Rudolf Steiner, São Paulo 2013.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. Episódios de Racismo Cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

NOGUEIRA, Sidnei. Faces da intolerância no século XXI. In: RIBEIRO, Djamila. (Org.). Intolerância religiosa. São Paulo: Pólen, 2020.

SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis: Vozes, 2023.

SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 23-72.

Published

2023-04-09

How to Cite

CAETANO, Daniele Laurinda; FRANCO, Luciana Sapia. Harmonizando o currículo Waldorf com as culturas africana e afro-brasileira: relato de uma formação em prol da descontinuidade da colonização histórica e cultural por meio de um caminhar acordado. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 176–197, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/107. Acesso em: 28 jun. 2025.

Issue

Section

Articles