Aproximação com a natureza por meio da agricultura pedagógica na Escola Waldorf
Palavras-chave:
Práticas agrícolas, antroposofia, Pedagogia Waldorf, terra, currículoResumo
A sociedade moderna está cada vez mais afastada da Natureza. Esse não é um fato isolado em decorrência da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020, mas é uma realidade que se torna mais frequente na vida das pessoas que vivem em cidades. A ausência de ambientes naturais e o consequente afastamento das vivências em meio à Natureza resulta em diversas questões sociais, físicas e emocionais. A fim de contribuir para a promoção do maior contato com a Natureza em nosso cotidiano, o presente artigo traz um olhar para o papel das Escolas Waldorf. Assim, o objetivo de nossa pesquisa foi analisar textos que embasam as ideias de currículos Waldorf (RICHTER 2002; STOCKMEYER, 1976; HEYDEBRAND, 1925; FEWB, 1999) e identificar as propostas de atividades agrícolas para o Ensino Infantil e Fundamental. Ademais, buscamos propor contribuições para que a Prática de Agricultura Pedagógica seja expandida para além do que está indicado nos textos de referência. Diante da proposta curricular Waldorf, baseada no estudo da antropologia humana, é possível identificar um caminho viável de práticas de Agricultura Pedagógica orientadas de acordo com cada etapa do desenvolvimento da criança. Apesar desse potencial, entendemos que as Práticas Agrícolas nas escolas Waldorf ainda não ocorrem com a frequência necessária de acordo com as necessidades de nossa época e lugar. Por isso, é fundamental a revisão curricular, considerando a realidade de cada comunidade escolar.
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