Educação escolar quilombola: diásporas, artes e conhecimentos

projetos políticos pedagógicos para professoras/es-artistas

Autores

  • Wagner Leite Viana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Janaína Barros Silva Viana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Gilmara Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Gil Amâncio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Evandro Passos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Arte afrodiaspórica, professor-artista, Educação contracolonial, saber e território, Educação Para Relações Étnico-raciais

Resumo

Procuramos alargar os diálogos epistemológicos num contexto em que as artes se fundem com os sabores e saberes em processos de aprendizagem promotores de trocas de conhecimentos entre a escola e o quilombo. Convidamos a atenção para a contracolonização dos currículos, da gestão e de toda forma escolar (colonizadora) expressa nas maneiras de organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem. Colocamos em diálogo as epistemologias artísticas e de comunidades afro-indígenas em contextos diaspóricos. Mesmo que a aproximação entre conhecimentos quilombolas e processos de escolarização revelem tensões, insistimos no convite para exercitarmos juntas/os a educação e suas performatividades (como professores atuando por meio do canto, da brincadeira, da poesia, da dança, oralidade da palavra enquanto som, imagem e narrativa). Apresentamos (por meio de performances e vídeos de trabalhos de artistas) um caminho das artes como conhecimento, em contraposição à visão colonizadora dos saberes científicos e escolarizados, promovendo, assim, debates e experiências em que outras leituras foram feitas sobre os quilombos na perspectiva da produção e da transmissão de conhecimentos (intergeracional, performatividade política no cotidiano e no tempo da festa). Procuramos mostrar outras ciências que produzem leituras afirmativas e conscientes da história dos quilombos por meio da eleição de categorias, como tempo, espaço/corpografia, alimentação, pedagogia e língua, para refletir como as práticas da comunidade e da escola contribuem ou não para a manutenção da vida comunitária e como propostas educativas precisam incidir na organização da escola e seu processo de escolarização, considerando os espaços de aprendizagem e as dinâmicas de educação na comunidade.

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Biografia do Autor

Wagner Leite Viana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Artista. Doutor em Poéticas Visuais pela USP. Professor Adjunto na UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Práticas de Educação e processos artísticos, Educação para as relações étnico-raciais e Educação ambiental.

Janaína Barros Silva Viana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Artista visual. Doutorado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta na UFMG. Desenvolve pesquisa sobre arte contemporânea brasileira de autoria negra.

Gilmara Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pedagoga e Mestra em Educação pela FaE/UFMG, Pesquisadora e formadora em Edu-cação Interseccional Antirracista e Quilombola. Colaboradora em estudos e atividades de Formação Docente em Educação das Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola no Programa Ações Afirmativas na UFMG e no Observatório da Educação Escolar Indígena e Quilombola - OBEDUC/ UFMG.

Gil Amâncio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Artista e Educador. Professor na Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do gru-po de pesquisa Ciberterreiro na FAE junto com a profa. Shirley Miranda. Em 2021, é convidado para ser tutor da Residência do Programa de Pesquisa em Arte e Cultura do BDMG Cultural.

Evandro Passos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Artes Cênicas pela Unesp. Pós-graduado em Estudos afro-brasileiros pela PUC/Minas. Graduado em Comunicação Social pela UFMG. Bolsista FORD 2009. Pesquisador em Danças de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras.

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Publicado

2024-03-25

Como Citar

VIANA, Wagner Leite; VIANA, Janaína Barros Silva; SOUZA, Gilmara; AMÂNCIO, Gil; PASSOS, Evandro. Educação escolar quilombola: diásporas, artes e conhecimentos: projetos políticos pedagógicos para professoras/es-artistas. Revista Jataí, São Paulo, v. 6, p. 91–117, 2024. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/143. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos