A prática pedagógica fundamentada na observação da natureza pela perspectiva goetheana e o fortalecimento do vínculo do ser humano com o mundo natural
Palavras-chave:
Abordagem goetheana, ensino de ciências, vínculo com a natureza, separação da naturezaResumo
A biodiversidade global, responsável pelo relativo equilíbrio climático e ecológico das últimas dezenas de milhares de anos, passa por um acelerado e particular declínio no planeta como um todo e, em especial, na América do Sul, como resultado das ações antrópicas. O presente artigo visa refletir sobre como a degradação do meio ambiente se relaciona com o distanciamento entre o ser humano e o mundo natural, não apenas pelo afastamento físico, mas por sua separação anímica da natureza como resultado de um processo pedagógico que simplifica relações complexas e sistêmicas. Por meio da análise do processo metodológico que considera a formação do ser humano de forma ampla, em suas vivências, julgamentos, sono e conceitos, discutiu-se como o ensino pode aproximar ou afastar os alunos e as alunas dos fenômenos. Em seguida, buscou-se analisar o ensino do reino vegetal e animal, em que as plantas são apresentadas por meio de modelos desconectados das vivências e os animais são vistos como seres finalizados em si, tornando suas estruturas físicas mais relevantes que suas relações ecológicas. Nesse contexto, aprofundou-se um olhar para o ensino das ciências da natureza com uma abordagem goetheana, contribuindo para um mais profundo e verdadeiro vínculo do ser humano com a natureza pelo cultivo e desenvolvimento do pensar vivo. Conclui-se que, para o desenvolvimento de um processo metodológico adequado, é necessário considerar os seres vivos em sua totalidade, por meio de uma abordagem sistêmica, e o ser humano em seu profundo processo de aprendizado.
Downloads
Referências
ALLEN, W. Plant Blindness BioScience. BioScience, v.53, n. 10, p. 926, 2003.
GOETHE, J.W.von. Contribuições para a óptica (1a parte) & O experimento como mediador entre o objeto e o sujeito. São Paulo: Editora Antroposófica, 2011.
GONÇALVEZ, E.G.; LORENZI, H. Morfologia vegetal: organografia e dicionário ilustrado de morfologia das plantas vasculares. São Paulo: Instituto Plantarum, 2007.
HOLDREGE, C. Thinking like a plant: a living science for life. 1. ed. Great Barrington: Lindisfarne Book, 2013.
HOLDREGE, C. Learning to See Life, Developing the Goethean Approach to Science. The Nature Institute, NY., 2018. Disponível em: <http://www.natureinstitute.org/txt/ch/learn_to_see.htm>. Acesso em: 21 jun 2021.
HOLDREGE, C. Where Does an Animal End? The american Bison. In Context, n.45, 2021. Disponível em: <https://www.natureinstitute.org/in-context-45/craig-holdrege/american-bison>. Acesso em: 20 jun 2021.
IPCC, 2019. Summary for Policymakers – IPCC Special Report on the Ocean and Cryosphere in a Changing, in Press: Disponível em: <https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/sites/3/2019/11/03_SROCC_SPM_FINAL.pdf>. Acesso em: 05 jul 2021.
LENSKI, R. E.; TRAVISANO, M. Dynamics of adaptation and diversification: a 10,000 generation experiment with bacterial populations. Proceedings of the National Academy of Sciences, n. 91, v.15, p.6808-6814, 1994. Disponível em: <https://ve42.co/Lenski1994>. Acesso em: 26 jun 2021.
LIN, B.; DIETRICH, M. L.; SENIOR R. A.; WILCOVE D. S. A better classification of wet markets is key to safeguarding human health and biodiversity. Lancet Planet Health, n.5, p. 386-94, 2021.
MACKENSEN, M.V. Going Through, taking in, Considering A Three-Phase Process of Learning as a Method of “Teaching Main Lesson Blocks”, Pädagogische Forschungsstelle beim Bund der Freien Waldorfschulen, Stuttgart, Disponível em: <https://www.waldorflibrary.org/images/stories/articles/wsnl16_26mackensen.pdf>. Acesso em: 26 jun 2021.
POSSEBON, E. A teoria das cores de Goethe. São Paulo, 2011. Disponível em: <https://www.sab.org.br/portal/images/Artigos/artes/teoria-das-cores-de-goethe/teoriadascores-enniopossebon.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2021.
RIBEIRO, S. O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ROSSINCK, M. J. Virus. An illustred guide. Princeton: Princeton University Press, 2016.
RUSSELL, G. K. Vivisection and the True Aims of Education in Biology. The American Biology Teacher, v.34, n.5, 1972.
SILVA JUNIOR, C.H.L.; PESSÔA, A.C.M.; CARVALHO, N.S. et al. The Brazilian Amazon deforestation rate in 2020 is the greatest of the decade. Nature Ecology and Evolution, v. 5, p. 144–145, 2021.
STEINER, R. Reconhecimento do ser humano e realização do ensino. 1. ed. São Paulo: Editora Antroposófica, 2009.
WWF, Living Planet Report 2020 – Bending the curve of biodiversity loss. Gland, Switzerland: 2020. Annual. Disponível em: <https://c402277.ssl.cf1.rackcdn.com/publications/1371/files/original/ENGLISH-FULL.pdf?1599693362>. Acesso em: 12 jun. 2021.