Bem-estar é bem-viver?
como a educação pode tecer uma sociedade saudável?
Palavras-chave:
Plano Municipal de Educação, saúde, bem-viverResumo
O trabalho que ora se apresenta aborda o tema da saúde nos Planos Municipais de Educação (PME) de Juiz de Fora/MG (Lei nº 13.502/2017) e Niterói/RJ (Lei nº 3.234/2016). A escolha por estes dois municípios justifica-se por se tratar de cidades com relativa equidade populacional e de desenvolvimento político e social, capazes de propiciar bons parâmetros para a análise comparativa dos dados pretendidos. No entanto, trata-se de uma pesquisa, essencialmente, bibliográfica e qualitativa, na medida em que prioriza análises reflexivas, acerca de um tema gerador. Dentre os referenciais teóricos que ofereceram subsídios a esta análise destacam-se Paulo Freire (1979), Rubem Alves (1993) e Gersem Luciano (2006), e Han (2015), cujas análises conceituais ultrapassam as questões relativas à alfabetização, incluindo análises amplas acerca do ambiente social e político no qual o processo de ensino e aprendizagem estão incluídos. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, tem contribuído para a ampliação do debate em torno do tema por meio de uma análise crítica/reflexiva. Pretende-se, com esta análise, considerar a necessidade de incluir/ampliar esta perspectiva dentro dos PNE’s que ainda não o fizeram de forma satisfatória, recorrendo-se a outros modelos cujas perspectivas de saúde/bem-estar/bem-viver possam preencher as lacunas apresentadas. A realização deste trabalho é o ponto de partida para o desenvolvimento de análises posteriores, que irão abranger outros PNE’s e também outros aspectos, como a percepção da aplicabilidade destas normativas no dia a dia dos profissionais da educação, educandos e comunidades, suscitando o debate em torno da questão, que merece ser ampliada e divulgada, para que educação possa tecer uma sociedade mais saudável.
Downloads
Referências
ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.
BARRETO, Margarita; TAMANINI, Elizabete; PEIXER, Maria Ivonete da Silva. Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas: Papirus, 2004.
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.
BATISTELLA, C. (2007). Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In: FONSECA, A. F.; CORBO, A. A. (Eds.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007, p.51 -86.
BEM-VIVER. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/bem-viver/>. Acesso em: 10/07/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao>. Acesso em: 10/08/2023.
BRASIL. Diretrizes assistenciais para a saúde mental na saúde suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Rio de Janeiro: ANS, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. A educação que produz saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Brasília, 2005. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/educacao_que_produz_saude.pdf>. Acesso em: 10/08/2023.
BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, 2002.
COUTINHO, M. P. L. Depressão infantil e representação social. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 2005.
FALLAS, H; VARGAS, G. Habilidades para la vida. OPS Organização Panamericana de Saúde, Reunion de habilidades para la vida y desenvolvimento humano, Washington D.C. OPS (versão “draft”), 1999.
FONSECA, Selva Guimarães Fonseca (org.). Currículos, saberes e culturas. Campinas: Alínea, 2007.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GATTI, Bernadete. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. Educação em Foco, 2003.
GOMES, Irene Gomes; FERREIRA, Igor. “Em 2022, analfabetismo cai, mas continua mais alto entre idosos, pretos e pardos e no Nordeste”. In: Agência IBGE Notícias. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37089-em-2022-analfabetismo-cai-mas-continua-mais-alto-entre-idosos-pretos-e-pardos-e-no-nordeste>. Acesso em: 07/06/2023.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.
LEAL, Rosângela Maria de Almeida Camarano. Trabalho e saúde na educação São João Del-Rei, MG: UFSJ, 2011. Curso de Especialização em Educação Empreendedora.
LUCIANO, Gersem José dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
MANGRULKAR, L.; WHITMAN, C.V.; POSNER, M. Enfoque de habilidades para la vida para um desarrollo saludable de niños y adolescentes. Washington, D.C.: OPS, 2001.
MEDAGLIA, J.; SILVEIRA, C.E.; GÂNDARA, J.M.G. Quatro décadas de ensino superior de turismo no Brasil: dificuldades na formação e consolidação do mercado de trabalho e a ascensão de uma área de estudo como efeito colateral. Turismo - Visão e Ação, p. 6–13, 2012. Disponível em: . Acesso em:10/08/2023.
MORAES, Mário Pires de. Brasil ocupa nono lugar em ranking de desigualdade social. In: JORNAL EDIÇÃO DO BRASIL. 9 de julho de 2021. Disponível em: <https://edicaodobrasil.com.br/2021/07/09/brasil-e-o-nono-pais-com-mais-desigualdade-social-no-mundo/>. Acesso em: 07/06/2023.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; ALVES, Maria Palmira Carlos; GARCIA, Regina Leite; (orgs.) Currículo, cotidiano e tecnologias. Araraquara, SP: Junqueira & Martins, 2006.
NÓVOA, Antônio. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, nº 1, São Paulo, jan./jun. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97021999000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:10/08/2023.
OMS – Organização Mundial de Saúde. Life skills education for children and adolescents in schools. Geneve: OMS,1977.
PACCHIONI, Maria Margareth. et al. Reflexões sobre formação profissional e supervisão em Serviço Social. Cadernos de Serviço Social, Campinas, ano IX, nº 15, 1999.
PORTUGUEZ, A. P. Consumo e espaço - turismo lazer e outros temas. São Paulo: Roca, 2001.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.