Bem-estar é bem-viver?

como a educação pode tecer uma sociedade saudável?

Autores

  • Maristela Barenco Corrêa de Mello Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Valéria da Conceição Chaves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Yasmin de Souza Almeida de Melo Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, saúde, bem-viver

Resumo

O trabalho que ora se apresenta aborda o tema da saúde nos Planos Municipais de Educação (PME) de Juiz de Fora/MG (Lei nº 13.502/2017) e Niterói/RJ (Lei nº 3.234/2016). A escolha por estes dois municípios justifica-se por se tratar de cidades com relativa equidade populacional e de desenvolvimento político e social, capazes de propiciar bons parâmetros para a análise comparativa dos dados pretendidos. No entanto, trata-se de uma pesquisa, essencialmente, bibliográfica e qualitativa, na medida em que prioriza análises reflexivas, acerca de um tema gerador. Dentre os referenciais teóricos que ofereceram subsídios a esta análise destacam-se Paulo Freire (1979), Rubem Alves (1993) e Gersem Luciano (2006), e Han (2015), cujas análises conceituais ultrapassam as questões relativas à alfabetização, incluindo análises amplas acerca do ambiente social e político no qual o processo de ensino e aprendizagem estão incluídos. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, tem contribuído para a ampliação do debate em torno do tema por meio de uma análise crítica/reflexiva. Pretende-se, com esta análise, considerar a necessidade de incluir/ampliar esta perspectiva dentro dos PNE’s que ainda não o fizeram de forma satisfatória, recorrendo-se a outros modelos cujas perspectivas de saúde/bem-estar/bem-viver possam preencher as lacunas apresentadas. A realização deste trabalho é o ponto de partida para o desenvolvimento de análises posteriores, que irão abranger outros PNE’s e também outros aspectos, como a percepção da aplicabilidade destas normativas no dia a dia dos profissionais da educação, educandos e comunidades, suscitando o debate em torno da questão, que merece ser ampliada e divulgada, para que educação possa tecer uma sociedade mais saudável.

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Biografia do Autor

Maristela Barenco Corrêa de Mello, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente (PPG-MA/UERJ), coordenadora do Grupo de Estudos Flora.

Valéria da Conceição Chaves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da UERJ, Turismóloga, professora da UFRRJ, participante do Grupo de Estudos Flora.

Yasmin de Souza Almeida de Melo, Universidade Federal do Acre

Licenciada em Filosofia, pós-graduanda em Ciências da Religião da UFAC, participante do Grupo de Estudos Flora.

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Publicado

2023-04-09

Como Citar

MELLO, Maristela Barenco Corrêa de; CHAVES, Valéria da Conceição; MELO, Yasmin de Souza Almeida de. Bem-estar é bem-viver? como a educação pode tecer uma sociedade saudável?. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 24–40, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/113. Acesso em: 28 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos