O ensino de economia no ensino médio

uma experiência de escola Waldorf

Autores

  • Silvinha Pinto Vasconcelos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

letramento em Economia, fraternidade econômica, arte

Resumo

Este trabalho é um relato da experiência do projeto de Extensão em Economia e Arte, que objetivou um entendimento do sentido da Fraternidade para Rudolf Steiner e um letramento em economia, tendo a arte como mediadora. Foram feitas oficinas temáticas entre estudantes da graduação em Economia da UFJF e do ensino médio da Paineira Escola Waldorf. Os temas em Economia foram trabalhados de forma imagética e as discussões em grupo visaram estimular uma compreensão dos processos de escolha, produção e trabalho, sem ter a base conceitual apresentada em primeiro lugar. Os alunos produziram, ao longo do ano, mapas de ideias e uma carta para os trabalhadores invisíveis. Como conclusão, veio a percepção de que, para que a trimembração social seja uma realidade no futuro, devemos desenvolver desde já pensamentos em economia e construir o sentido do altruísmo na produção como equilíbrio para o egoísmo no consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvinha Pinto Vasconcelos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Referências

BARROS, M. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. Lisboa: Alfaguara, 2018.

BOFF, Leonardo. Cuidado: o ethos do humano. In: BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2002.

STEINER, R. O amor e seu significado no mundo: nervosismo e autoeducação. São Paulo: Antroposófica, 2014.

STEINER, R. Economia viva: o mundo como organismo econômico único (catorze conferências proferidas em Dornach, Suíça, de 24 de julho a 6 de agosto de 1922). 4. ed. São Paulo: Antroposófica, 2018.

VASCONCELOS, S.P. Ensino de Economia em Escolas Waldorf. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, Juiz de Fora, 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-09

Como Citar

VASCONCELOS, Silvinha Pinto. O ensino de economia no ensino médio: uma experiência de escola Waldorf. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 228–239, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/108. Acesso em: 28 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos