O ensino de economia no ensino médio

uma experiência de escola Waldorf

Autores/as

  • Silvinha Pinto Vasconcelos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palabras clave:

letramento em Economia, fraternidade econômica, arte

Resumen

Este trabalho é um relato da experiência do projeto de Extensão em Economia e Arte, que objetivou um entendimento do sentido da Fraternidade para Rudolf Steiner e um letramento em economia, tendo a arte como mediadora. Foram feitas oficinas temáticas entre estudantes da graduação em Economia da UFJF e do ensino médio da Paineira Escola Waldorf. Os temas em Economia foram trabalhados de forma imagética e as discussões em grupo visaram estimular uma compreensão dos processos de escolha, produção e trabalho, sem ter a base conceitual apresentada em primeiro lugar. Os alunos produziram, ao longo do ano, mapas de ideias e uma carta para os trabalhadores invisíveis. Como conclusão, veio a percepção de que, para que a trimembração social seja uma realidade no futuro, devemos desenvolver desde já pensamentos em economia e construir o sentido do altruísmo na produção como equilíbrio para o egoísmo no consumo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvinha Pinto Vasconcelos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Citas

BARROS, M. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. Lisboa: Alfaguara, 2018.

BOFF, Leonardo. Cuidado: o ethos do humano. In: BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2002.

STEINER, R. O amor e seu significado no mundo: nervosismo e autoeducação. São Paulo: Antroposófica, 2014.

STEINER, R. Economia viva: o mundo como organismo econômico único (catorze conferências proferidas em Dornach, Suíça, de 24 de julho a 6 de agosto de 1922). 4. ed. São Paulo: Antroposófica, 2018.

VASCONCELOS, S.P. Ensino de Economia em Escolas Waldorf. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, Juiz de Fora, 2022.

Publicado

2023-04-09

Cómo citar

VASCONCELOS, Silvinha Pinto. O ensino de economia no ensino médio: uma experiência de escola Waldorf. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 228–239, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/108. Acesso em: 28 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos