O ensino de economia no ensino médio
uma experiência de escola Waldorf
Palabras clave:
letramento em Economia, fraternidade econômica, arteResumen
Este trabalho é um relato da experiência do projeto de Extensão em Economia e Arte, que objetivou um entendimento do sentido da Fraternidade para Rudolf Steiner e um letramento em economia, tendo a arte como mediadora. Foram feitas oficinas temáticas entre estudantes da graduação em Economia da UFJF e do ensino médio da Paineira Escola Waldorf. Os temas em Economia foram trabalhados de forma imagética e as discussões em grupo visaram estimular uma compreensão dos processos de escolha, produção e trabalho, sem ter a base conceitual apresentada em primeiro lugar. Os alunos produziram, ao longo do ano, mapas de ideias e uma carta para os trabalhadores invisíveis. Como conclusão, veio a percepção de que, para que a trimembração social seja uma realidade no futuro, devemos desenvolver desde já pensamentos em economia e construir o sentido do altruísmo na produção como equilíbrio para o egoísmo no consumo.
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Citas
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