A arte de educar baseada no processo vital do aquecimento, sob a luz da antroposofia

Autores/as

  • Juliana Rocha Barletta Nunes Jardim Waldorf Margarida
  • Maria do Carmo Lizarzaburu Abi-Sâmara Faculdade Rudolf Steiner

Palabras clave:

sete processos vitais, prática pedagógica, entusiasmo

Resumen

Este artigo aborda a importância do processo vital do aquecimento, do ponto de vista anímico, no primeiro ano do ensino fundamental, sob a luz da Antroposofia. Qual é o ambiente que a professora de classe precisa criar para manter acesa a chama do entusiasmo e canalizar o interesse do aluno para o trabalho a ser realizado na passagem para o ensino fundamental? Segundo Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, existem 7 processos vitais: respiração, aquecimento, nutrição, secreção, manutenção, crescimento e reprodução. São esses 7 processos que nos mantêm vivos neste corpo físico que habitamos. Além disso, esses processos determinam a forma como eu me relaciono com os outros seres humanos, como eu me relaciono com o mundo ao meu redor. Difícil dizer exatamente quando um processo começa e quando termina, porque os sete processos estão interligados e o bom funcionamento de um depende do outro. O processo de aprendizado está relacionado diretamente com os processos vitais, assim como a prática pedagógica e o preparo interior do professor também está. Esse trabalho foi pautado principalmente em pesquisa bibliográfica exploratória das obras de Rudolf Steiner.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Rocha Barletta Nunes, Jardim Waldorf Margarida

Professora de Educação Infantil no Jardim Waldorf Margarida.

Maria do Carmo Lizarzaburu Abi-Sâmara, Faculdade Rudolf Steiner

Professora Titular da Faculdade Rudolf Steiner. Orientadora do trabalho.

Citas

COSTA, Jaderson. Neurodesenvolvimento e os primeiros anos de vida: genética vs. Ambiente. Neurociencias y Educacion Infantil, janeiro, 2018.

GELITZ, Philipp; STREHLOW, Almuth. The Seven Life Processes, understanding and supporting them in home, kindergarten and school, 2014. Disponível em: https://www.waldorflibrary.org/books/3/view_bl/57/kindergarten/689/the-seven-life-processes-understanding-and-supporting-them-in-home-kindergarten-and-school. Acesso em: março de 2021.

LIEVEGOED, Bernard. Desvendando o Crescimento. São Paulo: Editora Antroposófica, 2007.

NETO, Edson; BARBOSA, Rodrigo; OLIVEIRA, Adauto; ZANDONADE, Eliana. Fatores associados ao surgimento da respiração bucal nos primeiros meses do desenvolvimento infantil. Journal of Human Growth and Development, agosto, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v19n2/05.pdf. Acesso em: 11/12/2022.

SCHIEVENIN, Isabel. Sugestões para o ensino de Antropologia no sétimo ano. São Paulo: FEWB, 2011.

SCHOTTZ, Darlan. Os sete processos vitais. Faé Inova. 05/04/22 até 10/05/22, plataforma digital Zoom.

STEINER, Rudolf. O amor e seu significado no mundo. São Paulo: Editora Antroposófica, 2014a.

STEINER, Rudolf. Antropologia Meditativa. São Paulo: Editora Antroposófica, 2016a.

STEINER, Rudolf. A Arte de Educar – baseada na compreensão do ser humano. São Paulo: Editora Antroposófica, 2013.

STEINER, Rudolf. O Conhecimento do Ser Humano e a Estruturação do Ensino. São Paulo: Editora Antroposófica, 2019.

STEINER, Rudolf. O Desenvolvimento Saudável do Ser Humano. São Paulo: Editora Antroposófica, 2019b.

STEINER, Rudolf. Discussões Pedagógicas (A Arte da Educação III). São Paulo: Editora Antroposófica, 2015b.

STEINER, Rudolf. Os Doze Sentidos e os Sete Processos Vitais. São Paulo: Editora Antroposófica, 2012b.

STEINER, Rudolf. A Educação da Criança, segundo a Ciência Espiritual. São Paulo: Editora Antroposófica, 2012a.

STEINER, Rudolf. O Estudo Geral do Homem, uma base para a pedagogia (A Arte da Educação I). São Paulo: Editora Antroposófica, 2015a.

STEINER, Rudolf. O Evangelho segundo João, a doutrina do Logos e a atuação do impulso crístico no destino da Terra. São Paulo: Editora Antroposófica, 2019a.

STEINER, Rudolf. Fundamentos da Arte de Educar. São Paulo: FEWB, 2018.

STEINER, Rudolf. Meditações, poemas e aforismos. Compilação e tradução Cláudio Bertalot. Botucatu: Ed. do autor, 2016c.

STEINER, Rudolf. Metodologia e Didática (A Arte da Educação II). São Paulo: Editora Antroposófica, 2016b.

STEINER, Rudolf. A Metodologia do Ensino e as Condições de Vida do Educador. São Paulo: Editora Antroposófica, 2014b.

STEINER, Rudolf. Pedagogia, Arte e Moral. São Paulo: João de Barro Editora, 2008.

STEINER, Rudolf. A Prática Pedagógica, segundo o Conhecimento Científico-Espiritual do Homem. São Paulo: Editora Antroposófica, 2013b.

STEINER, Rudolf. O Preparo Interior do Professor e do Educador. São Paulo: FEWB, 2022.

STEINER, Rudolf. Teosofia. São Paulo: Editora Antroposófica, 2004.

STEINER, Rudolf. Versos, orações e mantras. Curitiba, Lohengrin, 2021.

Publicado

2023-04-09

Cómo citar

NUNES, Juliana Rocha Barletta; ABI-SÂMARA, Maria do Carmo Lizarzaburu. A arte de educar baseada no processo vital do aquecimento, sob a luz da antroposofia. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 97–118, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/109. Acesso em: 28 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos