A exigência do exercício do pensamento e sua relação com a educação no século XXI

Autores/as

  • Adriana Honorato Gonçalves Faculdade Rudolf Steiner

Palabras clave:

pensar, educação, pensamento complexo, epistemologias do sul

Resumen

A importância de se examinar o próprio pensamento, torná-lo profundo, complexo e, a partir daí, colocá-lo a serviço do mundo e da educação é o tema central deste artigo. Parece haver uma correspondência entre as problemáticas relacionadas ao pensar e repensar, e as exigências da educação e do ensino. Partindo desse pressuposto, foram apresentadas, de forma objetiva, cinco abordagens de diferentes autores dos séculos XX e XXI, nas quais se explora a natureza do pensar, sua relação com o bem e o mal, seu estreitamento com a função do educador e educadora, a necessidade de se contextualizar e problematizar o presente complexo e o compromisso de se curar feridas do colonialismo por meio do diálogo com saberes considerados não acadêmicos ou científicos. Reconhecemos, com essas considerações, a profunda relação entre o que foi proposto por Rudolf Steiner, no início do século XX, como caminho para um individualismo ético em favor de ações morais no mundo e o que seguiu como pesquisa, um século depois, no campo epistemológico, a respeito do alargamento das formas de conhecimento e de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Adriana Honorato Gonçalves, Faculdade Rudolf Steiner

Professora de Artes e História da Arte, Mestra em Artes Visuais e Especialista em Artes na Pedagogia Waldorf.

Citas

Arendt, Hannah. *A vida do espírito*. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

Freire, Paulo. *Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa*. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

Morin, Edgar; Díaz, Carlos J. D. *Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade*. São Paulo: Palas Athena, 2016.

Santos, Boaventura de S. *Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul*. Sociologias, Porto Alegre, ano 18, n. 43, p. 24-56, set/dez 2016. Disponível em: https://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Nova%20Vis%C3%A3o%20da%20Europa_Sociologias_2016.pdf. Acesso em: 13 jul.2023.

Steiner, Rudolf. *A filosofia da Liberdade*. São Paulo: Antroposófica, 2008.

Santos, Boaventura de S. *Epistemologias do sul, fronteiras, zonas fronteiriças e plurinacionalidades*. 24 abr. 2019. Disponível em: https://youtu.be/i7P4uuDkuK8. Acesso em: 06 de julho de 2023.

Santos, Boaventura de S. *Pós-colonialismo, descolonialidade e epistemologias do sul*. 30 mar. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5MNXFVkIHa4. Acesso em: 13 jul. 2023.

Publicado

2023-04-09

Cómo citar

GONÇALVES, Adriana Honorato. A exigência do exercício do pensamento e sua relação com a educação no século XXI. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 198–210, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/112. Acesso em: 28 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos