Saberes indígenas na educação

Aldeia Guarani Mata Virgem Bonita, Maricá

Autores

  • Carol Potiguara Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Educação artístico-ambiental, Aldeias Guarani, diversidade

Resumo

Nas oficinas ministradas no MACquinho, a escrita dos povos indígenas e o patrimônio inalienável que se refere ao grafismo indígena produziram uma relevância sociocultural, visando à implantação de hortas urbanas aliadas a protótipos de Arquitetura Bioclimática no Morro do Palácio, Niterói/RJ. O trabalho desenvolvido como Assessora Educacional na Gerência de Inclusão Social e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação de Maricá/SME de Maricá/RJ, atuando junto à comunidade Guarani da Aldeia Mata Virgem Bonita, destaca planos de ação institucional que visam inserir, nas escolas municipais de Maricá, temáticas indígenas a partir de uma educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carol Potiguara, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assessora Educacional na Gerência de Inclusão Social e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação de Maricá

Referências

BLACH, Matheus C. Os Potiguara da Paraíba: identidade, território e patrimônio cultural. Revista Memorare, Tubarão, v.4, n.1, p. 45-68, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5012. Acesso em: 20 ago. 2024.

BLACH, Matheus C; BRAGA, Emanuel Oliveira; MORAES, Carla Gisele Macedo S. M. Paisagem cultural, templo e ruína: a Praia de Baía da Traição e a Igreja de São Miguel Arcanjo na Paraíba. In: Fórum Patrimonio: ambiente construído e patrimônio sustentável, 2013, Belo Horizonte. Disponível em: https://www.academia.edu/43594824/Paisagem_Cultural_templo_e_ru%C3%ADna_A_Praia_de_Ba%C3%ADa_da_Trai%C3%A7%C3%A3o_e_a_Igreja_de_S%C3%A3o_Miguel_Arcanjo_na_Para%C3%ADba. Acesso em: 20 ago. 2024.

CASTRIOTA, Leonardo Barci; BLACH, Matheus C. Preservar e Tombar: a Igreja de São Miguel Arcanjo entre o tombamento e a ruína. Arquitextos, ano 19, fev. 2019. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/19.225/7302. Acesso em: 20 ago. 2024.

CASTRIOTA, Leonardo Barci. Patrimônio cultural: conceitos, políticas, instrumentos. São Paulo: Annablume; Belo Horizonte: IEDS, 2009.

HOBSBAWM, Eric J.; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

JESUS, Carolina Camargo de. Antes ocas de palha, hoje teias de concreto. In: GUIMARAENS, Dinah (org.). Estética transcultural na Universidade Latino-Americana: novas práticas contemporâneas. Niterói: EdUFF, 2016, p. 64-73.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 2003.

PALITOT, Estevão Martins. Os Potiguara da Baía da Traição e Monte-Mór: história, etnicidade e cultura. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2005. Disponível em: Repositório Institucional da UFPB: Os Potiguara da Baía da Traição e Montea-Mór: história, etnicidade e cultura. Acesso em: 20 ago. 2024.

VIDAL, Lux (org.). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. 2. ed. São Paulo: Studio Nobel, 1992.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

JESUS, Carolina Camargo de. Saberes indígenas na educação: Aldeia Guarani Mata Virgem Bonita, Maricá. Revista Jataí, São Paulo, v. 6, p. 1–18, 2024. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/138. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos