O essencial é que cura
reflexões teóricas sobre a essencialidade do ser humano como fonte para processos sanadores
Palabras clave:
saúde, Antroposofia, espiritualidade, moral, curaResumen
O presente artigo pretende refletir sobre o conhecimento do ser humano em sua integralidade como fonte de processos sanantes para o mundo. A partir da perspectiva antroposófica e de uma abordagem teórica, nesta pesquisa bibliográfica objetiva-se compreender a constituição humana física como ponto de partida para o ser humano espiritual, encontrando o que é essencial para que este venha a ser o portador da cura ao mundo. Para tal, percorremos um caminho de espiritualização inserido na própria corporalidade física do ser humano, para chegarmos à força moral como necessária para a atuação espiritual no mundo físico. Encontramos o entusiasmo como o promotor de calor humano e o amor pela ação como o sentimento que deve permear as ações verdadeiramente morais. A partir desses dois fenômenos, podemos aquecer a vontade, fonte para a efetiva ação no mundo. Destarte, concluímos que somente conhecendo a imagem do ser humano em sua integralidade, compreendendo seu funcionamento físico, suas ações, seus sentimentos e intenções é que se chega ao verdadeiro ato sanante, seja para o próprio ser humano, para a natureza e para o cosmo.
Descargas
Citas
COSTA, E. M Garcia da. Saúde na Educação: indícios de congruências entre Salutogênese e Pedagogia Waldorf. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, 2017.
GLOECKLER, M. A força sanadora da religião: questões de educação, formação de comunidade espiritual. Tradução Sonia Setzer. São Paulo: Antroposófica, 2011.
GLOECKLER, M. Educando para a vida: o ambiente educacional e escolar como local de desenvolvimento saudável. Tradução Jacira Cardos. São Paulo: Ad Verbum Editorial, 2021.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.
MARTINS, M. de. O. O pensar como fundamento moral: uma reflexão dos impulsos morais até o pensamento intuitivo como fonte da ação moral. Revista Jataí, vol. 4, p. 108-24, 2022a.
MARTINS, M. de. O. Por que devemos pensar sobre a Moral? Uma reflexão à luz da Pedagogia Waldorf. In: SILVA, M. E. F.; MARTINS, R. A. (orgs.). A formação ética, moral e em valores na pesquisa em Educação. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022b. p. 183-204.
STEINER, R. A fisiologia oculta. Tradução Sonia Setzer. 2. ed. São Paulo: Antroposófica, 1995.
STEINER, R. A ponte entre a espiritualidade universal e o elemento físico do ser humano. GA 202. Tradução Christa Glass, Heinz Wilda, Karin Glass. São Paulo: Sociedade Antroposófica no Brasil, 1970.
STEINER, R. O ser humano como sinfonia das forças universais. Tradução Gerard Banwart. Aracaju: Edições Micael, 2009 e 2018.
WENCESLAU, L. D.; ROHL, F.; TESSER, C. D. Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica. Interface, Botucatu, vol.18, n.48, p. 127-38, 2014.