Educação comunitária na Monte Azul
sementes para a tecitura de uma sociedade mais saudável
Palavras-chave:
Educação Comunitária, Monte Azul, Escola Oficina SocialResumo
O artigo trata de apresentar aspectos do ciclo existencial da Associação Comunitária Monte Azul desde a sua formação, em 1979, até o ano 2000. Neste período, a instituição gerou um conceito de desenvolvimento humano e profissional com vistas a valorizar o protagonismo de cada um dos participantes de sua história: a Escola Oficina Social. Este conceito sustenta a vida da instituição. O objetivo do presente artigo é apresentar o caminho de construção coletiva do Curso de Educadores Comunitários Mainumby, incluído na Escola Oficina Social. Para cumprir com o objetivo anunciado, o artigo apresenta trechos de depoimentos coletados em entrevistas e grupos focais, bem como o levantamento e análise de registros documentais que revelaram três princípios fundamentais no curso. São eles: a construção individual do conhecimento a partir da experiência própria, a equivalência de vários tipos de saberes e a construção coletiva do processo. Trata-se de dar voz aos participantes da história que assenta e explica o surgimento do curso como uma construção coletiva, gerada por meio da congregação de pessoas vindas de muitas regiões do país e do mundo, de diferentes classes sociais, apresentando um panorama diverso e desigual que, longe de ser considerado antagônico, foi percebido como complementar na compreensão do processo social saudável e na busca de caminhos inovadores em educação.
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Referências
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