A pedagogia Waldorf como palco para o jovem dançar

Autores/as

  • Samanta Pavão Marques Roque Lucci Faculdade Rudolf Steiner

Palabras clave:

dança, fenomenologia, Laban, Goethe, jovem

Resumen

O presente trabalho investiga possíveis relações do jovem no terceiro setênio com uma abordagem da dança enquanto linguagem na pedagogia Waldorf. Para tanto, há a apresentação de questões antropológicas do jovem no terceiro setênio apoiadas principalmente na revisão bibliográfica de estudos de Steiner e Livegoed. Segundo Steiner nos aponta (2014), o corpo astral tem sua base na corporeidade e surge no terceiro setênio. Assim também é a linguagem da dança que tem no corpo seu alicerce. Para contextualizar a dança na educação, a pesquisa aborda definições e objetivos de trabalhar a linguagem da dança apontadas na Base Nacional Comum Curricular formulando perguntas: como a dança pode ser trabalhada na escola Waldorf de maneira a possibilitar ao jovem espaço salutar para lidar com os desafios do desenvolvimento? Como seria uma abordagem da dança alinhada à pedagogia Waldorf que pudesse ser espaço de desenvolvimento do jovem? Para isso, a pesquisa investiga os elementos coreológicos que Rudolf Laban, teórico da dança, desenvolveu como instrumentalizador do olhar fenomenológico proposto por Goethe e por Rudolf Steiner. A linguagem da dança coloca-nos de frente com o ser humano em seu mover; a linguagem da dança busca a expressividade do ser humano no corpo; a linguagem da dança sensibiliza o corpo de quem dança e oferece estrutura corpórea para investigar o sentir. A fenomenologia de Goethe e os elementos coreológicos desenvolvidos por Laban encontram-se para potencializar o fazer, o compreender, o fruir da arte da dança e do desenvolvimento do jovem integralmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samanta Pavão Marques Roque Lucci, Faculdade Rudolf Steiner

Bacharel e licenciada em dança pela UNICAMP, mestre em teatro físico pela Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana e especialista em Ensino Médio Waldorf pela Faculdade Rudolf Steiner, de São Paulo.

Citas

Artaud, A. O teatro e seu duplo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Bach, J. Ateliê da Metamorfose da Alma. Curitiba: Lohengrin, 2021.

Bach, J. Fenomenologia de Goethe e educação: a filosofia da educação de Steiner. Curitiba: Lohengrin, 2019.

Bach, J. Pedagogia Waldorf ou pedagogia Mc Donald’s?, Revista Jataí, v.2, São Paulo, p.247-254, 2020.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Dunlop, V. Dance is a language isn’t it?. London: Laban Centre for Movement and Dance, 1979.

Eckschmidt, S. Um caminho de observação fenomenológica: gestos e narrativas do brincar na educação infantil. 2021. Tese (Doutorado em educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

Gardin, Nilo E. Quadrimembração: as quatro organizações que constituem o ser humano de acordo com a antroposofia. Arte Médica Ampliada, vol. 35, n. 3, julho/agosto/setembro de 2015. Disponível em: http://abmanacional.com.br/wp-content/uploads/2018/10/35-3-Quadrimembra%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 20 ago.2023.

Hoffmann, N. The Unity of Science and art: Goethean Phenomenology as a new ecological discipline. Goethe’s way of Science: a phenomenology of nature edited by David Seamon, Arthur Zajonc. New York: Library of Congress Cataloging–In Publication Data, 1998.

Lievegoed, B. Desvendando o crescimento: as fases evolutivas da infância e da adolescência. 6.ed. São Paulo: Antroposófica, 2019.

Marques, I. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

Marques, I; Brazil, F. Arte em Questões. São Paulo: Digitexto, 2012.

Pessoa, F. Poesia completa de Alberto Caeiro. São Paulo: Companhia da Letras, 2005.

Steiner, R. A educação prática do pensamento: aprender a pensar com base na realidade. 6. ed. São Paulo: Antroposófica, 2013.

Steiner, R. Arte e Estética segundo Goethe: Goethe como inaugurador de uma nova estética. 4.ed. São Paulo: Antroposófica, 2012a.

Steiner, R. Educação na puberdade: o ensino criativo. 4. ed. São Paulo: Antroposófica, 2015.

Steiner, R. O conhecimento do ser humano e a estruturação do ensino: oito palestras para professores da Escola Waldorf Livre de Stuttgart, de 12 a 19 de junho de 1921. 2. ed. São Paulo: Antroposófica: FEWB Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2019.

Steiner, R. Os doze sentidos e os sete processos vitais: conferência proferia em Dornach (Suíça), em 12 de agosto de 1916. 4.ed. São Paulo: Antroposófica, 2012b.

Steiner, R. Teosofia: Introdução ao conhecimento supra-sensível do mundo e do destino humano. 7. ed. São Paulo: Antroposófica, 2004.

Publicado

2023-04-09

Cómo citar

LUCCI, Samanta Pavão Marques Roque. A pedagogia Waldorf como palco para o jovem dançar. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 119–140, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/104. Acesso em: 28 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos