Era uma vez... o caminho do contador de histórias na educação infantil

Autores/as

  • Carla Xavier Vanderlinde Escola Waldorf Vinhedo

Palabras clave:

contação de histórias, narrativas, linguagens, tradição oral, preparo do educador

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o professor do ensino infantil se prepara para o processo de contação de histórias em sala de aula e quais contos e recursos são mais adequados a cada idade. Metodologicamente, esta pesquisa compõe-se de uma revisão de literatura que se dá por meio de um levantamento bibliográfico acerca do tema. A importante obra de Regina Machado (2015) traz as reflexões iniciais sobre a arte de contar histórias, no intuito de despertar nos educadores a descoberta de seus próprios recursos de aprendizagem – tanto os internos, quanto os externos. A arte de contar histórias começa com a escuta por parte do educador, perpassando pela importância da contação dos contos tradicionais que levarão as crianças à futura aprendizagem da escrita. Ouvir contos constrói imagens internas que servirão posteriormente para compor o rico arsenal de linguagem dessas crianças. A bibliografia destaca passos importantes na arte de contar histórias: o preparo do narrador – como ele trabalha, com antecedência, as histórias; a periodicidade (que deve ser feita de maneira rítmica); a preparação do ambiente; aonde vai chegar a história (que deve ser bonita e especial); a seleção do conto de fadas (principalmente os contos tradicionais dos povos). Nesta pesquisa, foram verificados os recursos que podem ser usados para que esse processo de contação de histórias aconteça de uma forma que transporte à imaginação: gestos, sons, instrumentos, uso de bonecos, panos e outros materiais simples, naturais e não estruturados, que podem contribuir no processo da narração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Xavier Vanderlinde, Escola Waldorf Vinhedo

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano e pós-graduação em Educação Infantil Waldorf pela Faculdade Rudolf Steiner e em Pedagogia Curativa pela Associação Beneficente Três Fontes. Graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista e pós-graduação em Teorias da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Professora e coordenadora de educação infantil no Jardim das Estrelas - Escola Waldorf Vinhedo.

Citas

BETTI, Luciana. Especialização em Educação Infantil na Faculdade Rudolf Steiner. Curso, [Faculdade Rudolf Steiner, São Paulo], 2019.

CARLGREN, Franz; KINGBORG, Arn. Educação para a liberdade – a educação de Rudolf Steiner. 9. ed. rev. Stuttgart: Editora Freies Geistesleben & Urachhaus GmbH, 2005.

DANIEL, Noel. Os contos dos Irmãos Grimm. Köln, Alemanha: Editora Taschen, 2017.

GIMAEL, Patrícia; AGUIAR, Selma. Infância Vivenciada. São Paulo: Editora Paulinas, 2012.

GRIMM, Jaccob; GRIMM, Whilhelm. Os contos de Grimm. Tradução de Tatiana Belinky. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2014.

LAMEIRÃO, Luiza Helena Tanuri. Seixos Rolados. São Paulo: Editora João de Barro, 2018.

LAVIANO, Rosemeire; STIRBULOV, Sandra. A arte de educar em família: os desafios de ser pai e mãe nos dias de hoje. São Paulo: Editora All print, 2015.

LEVY, Paula; KISHIMOTO, Tizuko. O nascimento do jardim de infância Waldorf: resgate histórico e primeiras balizas metodológicas. Revista Jataí, n. 1, 2019.

MACHADO, Regina. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Editora Revira Volta, 2015.

MACHADO, Regina. Org. Antigamente era assim. São Paulo: Editora Petrópolis, 2021.

MELLON, Nancy. A arte de contar histórias. Rio de Janeiro: Editora Roco, 1992.

OPPENHEIMER, Sharifa. What is a Waldorf Kindergarten? Massachusetts: Editora Joan Almon, 2007 (Steiner Books).

PASSERINI, Sueli Peddi. O fio de Ariadne – um caminho para a narração de histórias. 4. ed. São Paulo: Editora Antroposófica, 2015.

STEINER, Rudolf. Os contos de fadas. Sua poesia e sua interpretação. 3. ed. São Paulo: Editora Antroposófica, 2014.

TAHAN, Malba. A arte de ler e contar histórias. 5. ed. [S.l]: Editora Conquista, 19--.

VELASCO, Cristiane. Histórias de boca. O conto tradicional na educação infantil. São Paulo: Panda Educação, 2018.

Publicado

2023-04-09

Cómo citar

VANDERLINDE, Carla Xavier. Era uma vez... o caminho do contador de histórias na educação infantil. Revista Jataí, São Paulo, v. 5, p. 158–175, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/102. Acesso em: 28 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos