Pertencer ao Brasil
vivências e reflexões na pós-graduação em educação comunitária
Palabras clave:
pertencimento, formação, Educação comunitáriaResumen
O presente artigo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência acerca do trato da temática Pertencimento, desenvolvida pela Monte Azul no âmbito do curso de Pós-Graduação para Educadores Comunitários Mainumby. Este curso iniciou no primeiro semestre de 2024, em parceria com a Faculdade Rudolf Steiner, e é fruto de um trabalho social de 45 anos da Associação Comunitária Monte Azul. O curso adota uma metodologia própria que parte da experiência e do diálogo, estimula uma construção do conhecimento individualizada e favorece um envolvimento comprometido na vida prática. O artigo apresenta um diálogo sobre o tema Pertencimento a partir de autores de diversas epistemologias: da academia clássica, da tradição de povos originários brasileiros e afro-diaspóricos e da visão antroposófica. Em seguida, desenvolve um relato de experiência dos módulos da formação que abordaram, no primeiro semestre de 2024, esse tema em quatro subtemas: Pertencer à Geografia do Brasil, Pertencer à História do Brasil, Pertencer às Culturas e Religiões no Brasil e Pertencer às Diversidades.
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Citas
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