Pertencer ao Brasil

vivências e reflexões na pós-graduação em educação comunitária

Autores

  • Susanne Charlotte Rotermund Associação Comunitária Monte Azul
  • Rogério dos Santos Coutinho Associação Comunitária Monte Azul
  • Joyce Soares de Lima Associação Comunitária Monte Azul
  • José Américo Santos Menezes Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

pertencimento, formação, Educação comunitária

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência acerca do trato da temática Pertencimento, desenvolvida pela Monte Azul no âmbito do curso de Pós-Graduação para Educadores Comunitários Mainumby. Este curso iniciou no primeiro semestre de 2024, em parceria com a Faculdade Rudolf Steiner, e é fruto de um trabalho social de 45 anos da Associação Comunitária Monte Azul. O curso adota uma metodologia própria que parte da experiência e do diálogo, estimula uma construção do conhecimento individualizada e favorece um envolvimento comprometido na vida prática. O artigo apresenta um diálogo sobre o tema Pertencimento a partir de autores de diversas epistemologias: da academia clássica, da tradição de povos originários brasileiros e afro-diaspóricos e da visão antroposófica. Em seguida, desenvolve um relato de experiência dos módulos da formação que abordaram, no primeiro semestre de 2024, esse tema em quatro subtemas: Pertencer à Geografia do Brasil, Pertencer à História do Brasil, Pertencer às Culturas e Religiões no Brasil e Pertencer às Diversidades.

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Biografia do Autor

Susanne Charlotte Rotermund, Associação Comunitária Monte Azul

Lincenciada em Educação Artística, com especializações antroposóficas. Atua na Associação Comunitária Monte Azul como coordenadora da Escola Oficina Social e do curso de Pós-graduação Mainumby, assim como em outros cursos de formações antroposóficas no Brasil.

Rogério dos Santos Coutinho, Associação Comunitária Monte Azul

Bacharel em serviço social, atuou na coordenação de serviços da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social aplicando a Pedagogia Waldorf em contextos de alta vulnerabilidade social, atualmente membro do Conselho de Educação e Cultura da Associação Comunitária Monte Azul e da coordenação do curso de Pós-graduação Mainumby.

Joyce Soares de Lima, Associação Comunitária Monte Azul

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Contratual pela Fundação Getúlio Vargas. Atua na Associação Comunitária Monte Azul como voluntária nas áreas de Humanização, Escola Oficina Social, do curso de Pós-graduação Mainumby e de pesquisa e é aluna do Mainumby.

José Américo Santos Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Professor doutor no curso de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Sergipe. Realizou formação em pedagogia Waldorf no Instituto Micael em Aracaju. Atua como orientador acadêmico voluntário da área de pesquisa da Monte Azul.

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Publicado

2024-03-25

Como Citar

ROTERMUND, Susanne Charlotte; COUTINHO, Rogério dos Santos; LIMA, Joyce Soares de; MENEZES, José Américo Santos. Pertencer ao Brasil: vivências e reflexões na pós-graduação em educação comunitária. Revista Jataí, São Paulo, v. 6, p. 134–162, 2024. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/148. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos