Pesquisa narrativa em educação

a experiência do vivido como caminho metodológico

Autores

  • Cristiane Del Nero Velasco Universidade Santo Amaro (UNISA)

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa, Educação, Narrativas de experiências

Resumo

O recurso das narrativas como método de pesquisa vem sendo usado no Brasil há pouco mais de duas décadas, a partir das contribuições do autor português António Nóvoa (1992), com as histórias de vida de professores, e dos autores canadenses Michael Connelly e Jean Clandinin, entre outros. A obra "Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa" apresenta o método como significativa possibilidade de pesquisa em educação, uma forma narrativa de compreender as experiências que vivemos e investigamos. Os autores apontam a influência do filósofo John Dewey, principalmente no que se refere ao conceito de experiência como palavra-chave para os estudos em Educação. Por meio de revisão bibliográfica, o presente estudo pretende discutir essa metodologia, debruçando-se especialmente sobre um dos tipos de pesquisa narrativa no campo educacional - a narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015) - que adotamos no Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro “Imaginário e o motivo mítico do regresso ao útero: uma pesquisa narrativa acerca do faz de conta infantil”. Ao narrar sua experiência, o sujeito extrai lições sobre o vivido; o conhecimento é produzido a partir dos diálogos entre a experiência significativa e a base teórica que se elege para investigação. Conferir voz ao sujeito da experiência mostra-se relevante nas Ciências Humanas, sobretudo na área da Educação, pois, ao dar oportunidade para o docente compartilhar práticas pedagógicas, contribui-se para a superação da dicotomia entre teoria e prática, imprimindo coerência a uma profissão que se constrói sob as bases do encontro de vidas, de saberes e de fazeres. Testemunho e legado tecem essa escrita reflexiva na construção de um pensar relacional que narra e problematiza a história de uma vida em seu imbricamento com a vida de outros.

Referências

António Nóvoa (1992)

Michael Connelly e Jean Clandinin

LIMA; GERALDI; GERALDI (2015)

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Publicado

2023-11-11

Como Citar

VELASCO, Cristiane Del Nero. Pesquisa narrativa em educação: a experiência do vivido como caminho metodológico. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 3, p. 46–46, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/306. Acesso em: 18 jun. 2025.