A dança como campo de conhecimento
atravessamentos necessários para a contemporaneidade
Palavras-chave:
Educação somática, Neurociência, Dança, Movimento, SaúdeResumo
O presente trabalho busca identificar elementos próprios da dança como campo de conhecimento que sensibiliza e ativa o corpo, tanto para um desempenho cênico, quanto como caminho de autoconhecimento, reconhecimento de si no espaço/tempo, otimizando as relações e aprofundamentos do indivíduo como ser humano, parafraseando a coreógrafa Pina Bausch (2018) em uma de suas obras Em que a dança pode ser boa para tudo?. Assim, com inspiração em artistas e pedagogos da dança contemporânea, como Julio Horvath, Eric Franklin, Mabel Todd, objetivamos discutir e refletir como o corpo em movimento, e a descoberta de como ele pode ampliar sua potência é capaz de contribuir para saúde e aprofundamento da existência e das relações do ser humano com o mundo e seu entorno. Trata-se de uma proposta prático-reflexiva para compreender alguns dos caminhos da educação somática e como ele tem integrado a multidisciplinaridade do conhecimento na ciência. A pesquisa acontece de forma prática e teórica e está em processo de desenvolvimento. Temos observado o quanto a dança e seu conhecimento tem trazido elementos importantes para o desenvolvimento do ser humano contemporâneo.