Estudo sobre eficácia e resultados do programa “Nós da Primeira Infância”, do Instituto Maiana
Keywords:
Impacto Social, Educação, Primeira InfânciaAbstract
A avaliação de projetos sociais é uma atividade que vem crescendo na medida em que se necessita de insumos para avaliar oportunidades de melhorias e tomada de decisão, além de prestar contas para investidores, doadores, voluntários, participantes e a sociedade como um todo, para que, assim, se desenvolva um projeto sustentável e eficiente. Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia do programa "Nós da Primeira Infância", que é um programa de ampliação pedagógica e social do Instituto Maiana voltado para professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais educadores de instituições de Educação Infantil da rede pública direta ou conveniada/parceira, de assistência social e escolas comunitárias que trabalham com crianças de 0 a 7 anos. O programa tem como objetivo fornecer conteúdos para colaborar para o desenvolvimento infantil saudável e com o protagonismo consciente do educador, tendo como base a Pedagogia Waldorf e a abordagem Emmi Pikler. Para a avaliação desse projeto, serão feitas pesquisas quantitativas e qualitativas com os participantes do programa, para que se possa – pelo olhar do próprio professor-observador – investigar causa e efeito do programa, avaliando seu impacto nas crianças e na efetividade da aplicação das metodologias em sala de aula. O trabalho tem como referência pesquisas realizadas sobre metodologias de avaliação de impacto social em projetos sociais e/ou projetos educacionais (IDIS, Fundação Itaú Social, entre outros) e práticas de avaliação de iniciativas sociais. O presente trabalho encontra-se em etapa prévia às entrevistas, para que, em futuro breve, possa trazer para o Instituto Maiana e a todos os interessados, os impactos desse programa nas crianças, já que são por elas todos os esforços e impulso do “Nós da Primeira Infância”.