A arte de educar baseada no processo vital do aquecimento, sob a luz da Antroposofia

Authors

  • Juliana Rocha Barletta Nunes
  • Maria do Carmo Lizarzaburu Abi-Sâmara

Keywords:

Sete processos vitais, Prática pedagógica, Entusiasmo

Abstract

Este artigo aborda a importância do processo vital do aquecimento, do ponto de vista anímico, no primeiro ano do ensino fundamental, sob a luz da Antroposofia. Qual é o ambiente que a professora de classe precisa criar para manter acesa a chama do entusiasmo e canalizar o interesse do aluno para o trabalho a ser realizado na passagem para o ensino fundamental? Segundo Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, existem sete processos vitais: respiração, aquecimento, nutrição, secreção, manutenção, crescimento e reprodução. São esses sete processos que nos mantêm vivos neste corpo físico que habitamos. Além disso, esses processos determinam a forma como um ser humano se relaciona com os outros seres humanos, assim como com o mundo ao seu redor. Difícil dizer exatamente quando um processo começa e quando termina, porque os sete processos estão interligados e o bom funcionamento de um depende do outro. O processo de aprendizado está relacionado diretamente com os processos vitais, assim como a prática pedagógica e o preparo interior do professor também está. Este trabalho foi pautado principalmente em pesquisa bibliográfica exploratória das obras de Rudolf Steiner.

Published

2023-11-11

How to Cite

NUNES, Juliana Rocha Barletta; ABI-SÂMARA, Maria do Carmo Lizarzaburu. A arte de educar baseada no processo vital do aquecimento, sob a luz da Antroposofia. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 3, p. 56–56, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/293. Acesso em: 18 jun. 2025.