Concepção de infância e competência socioemocional na formação da criança no contexto paulistano

Authors

  • Rita de Cássia Geraldi Menegon

Keywords:

Concepção de infância, Educação Infantil, Competência socioemocional, Interdisciplinaridade

Abstract

Este estudo tem como temática a concepção de infância na Educação Infantil Paulistana e como os documentos orientam os fazeres educacionais e seus desdobramentos nas práticas pedagógicas na Educação Infantil em relação aos aspectos socioemocionais. Desta forma, buscou-se discutir como a concepção de infância se manifesta em diretrizes educacionais e documentos institucionais para o ensino de crianças com 4 anos a 5 anos e 11 meses e suas relações com o desenvolvimento da competência socioemocional. Numa perspectiva interdisciplinar, dialogando com as áreas de História, Educação e Psicologia, a investigação foi por abordagem bibliográfica e documental. A revisão bibliográfica foi realizada com base em artigos, dissertações e teses publicados acerca do tema. A base teórica constitui-se dos estudos de Philippe Ariès, Mary Del Priore, Howard Gardner e Daniel Goleman. A construção da concepção de infância no Ocidente e na realidade paulistana em estudo nos permitiu identificar a infância como um processo de construção social, possivelmente atendendo os anseios de cada época. A pesquisa documental norteia-se pela documentação pedagógica - Projeto Político-Pedagógico e Cartas de Intenções -, bem como por diretrizes educacionais - Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Educação Infantil e Currículo da Cidade - Educação Infantil. O estudo de caso será realizado a partir do Projeto Político-Pedagógico e das Cartas de Intenção de uma EMEI da Cidade de São Paulo, situada na zona sul do município. Ao pesquisarmos, nas diretrizes educacionais, as propostas sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais, identificamos que são consideradas como parte indissociável para a formação integral da criança. A pesquisa tem potencial para contribuir com reflexões interdisciplinares acerca das práticas pedagógicas na Educação Infantil, indicando a importância do planejamento de atividades que favoreçam o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Published

2023-11-11

How to Cite

MENEGON, Rita de Cássia Geraldi. Concepção de infância e competência socioemocional na formação da criança no contexto paulistano. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 3, p. 44–44, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/291. Acesso em: 18 jun. 2025.