Harmonizando o currículo Waldorf com a cultura africana e afro-brasileira
relato de uma formação em prol da descontinuidade da colonização histórica e cultural através de um caminhar acordado
Keywords:
Orixalidade, ERER, Descolonização, Pedagogia WaldorfAbstract
Este artigo tem o objetivo de discutir a importância da inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar das Escolas Waldorf, como forma de harmonizá-lo ao que é proposto nas leis 10.639/03 e 11.645/08, através da exemplificação de uma proposta formativa com o tema da orixalidade e da reparação cultural. Recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica sobre orixalidade (Alice Silva; Diogo; Neto, 2022), descolonização (Kilomba, 2019, Asanuma, 2019, França; Santana, 2022, Sodré, 2023), em conformidade com a possibilidade de atualização curricular da pedagogia Waldorf (Franco, 2013, Castro e Silva, 2020, Boland; Muñoz, 2021). Considerando a importância da formação docente nesse processo, exemplificamos a aplicação desses conteúdos por meio da descrição de uma formação elaborada e ministrada pelas autoras, focando no legado histórico e cultural dos orixás. Os resultados desta pesquisa foram colhidos por depoimentos de professoras participantes das atividades, mostrando como a pedagogia Waldorf se mostra propícia para a abertura do currículo face à diversidade cultural e étnico-racial presente na sociedade brasileira.
References
Alice Silva; Diogo; Neto, 2022
Kilomba, 2019
Asanuma, 2019
França; Santana, 2022
Sodré, 2023
Franco, 2013
Castro e Silva, 2020
Boland; Muñoz, 2021