Egressos de escolas Waldorf no Brasil

uma abordagem qualitativa

Authors

  • Cynthia Minne Schauff Ringel
  • Nathan Zílio Sakamoto

Keywords:

Egressos, Pesquisa qualitativa, Escolas Waldorf, Pedagogia

Abstract

Esta pesquisa tem, por objetivo, conhecer a visão de mundo de egressos/ex-alunos das Escolas Waldorf no Brasil, a partir de questões que englobam diversos aspectos do ser humano, a fim de analisar os impactos da Pedagogia Waldorf em suas trajetórias e escolhas de vida. Assim, a questão que move esta investigação é: de que modo as experiências vivenciadas na Pedagogia Waldorf impactaram na visão de mundo de seus egressos/ex-alunos? A presente investigação adota as abordagens quantitativa e qualitativa de pesquisa, a primeira etapa compreendeu a realização do estado da arte; desenvolvimento e aplicação do questionário; análise cruzada dos dados e produção de gráficos. A segunda, que possuirá maior ênfase neste congresso, teve seu início marcado por estudos direcionados à metodologia escolhida, seleção dos candidatos, estruturação e realização das entrevistas, que foram realizadas por duplas de pesquisadores. Utilizou-se, nesta etapa, o método “Narrativas de vida”, do sociólogo Daniel Bertaux. Expor-se-á sobre a organização e recursos que se lançou mão no momento das entrevistas, além dos instrumentos selecionados para a análise interpretativa: transcrição; textualização e transcriação, aplicados com base no Manual de história oral (MEIHY, 2005). Por fim, será comentado o processo de elaboração coletiva da etapa de análise comparativa das Narrativas de vida, que integra o método de Bertaux, fase na qual está a pesquisa atualmente.

References

Esta comunicação refere-se ao resultado parcial da pesquisa "Egressos de escolas Waldorf no Brasil: experiências e narrativas", que está sendo coordenada pelos professores Maria Auxiliadora Fontana Baseio; Marcelo Rito; Lourdes Ana Pereira Silva, com apoio da Faculdade Rudolf Steiner e do Instituto Mahle.

Published

2023-11-11

How to Cite

RINGEL, Cynthia Minne Schauff; SAKAMOTO, Nathan Zílio. Egressos de escolas Waldorf no Brasil: uma abordagem qualitativa. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 3, p. 47–47, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/281. Acesso em: 18 jun. 2025.