Egressos de escolas Waldorf no Brasil
uma abordagem qualitativa
Keywords:
Egressos, Pesquisa qualitativa, Escolas Waldorf, PedagogiaAbstract
Esta pesquisa tem, por objetivo, conhecer a visão de mundo de egressos/ex-alunos das Escolas Waldorf no Brasil, a partir de questões que englobam diversos aspectos do ser humano, a fim de analisar os impactos da Pedagogia Waldorf em suas trajetórias e escolhas de vida. Assim, a questão que move esta investigação é: de que modo as experiências vivenciadas na Pedagogia Waldorf impactaram na visão de mundo de seus egressos/ex-alunos? A presente investigação adota as abordagens quantitativa e qualitativa de pesquisa, a primeira etapa compreendeu a realização do estado da arte; desenvolvimento e aplicação do questionário; análise cruzada dos dados e produção de gráficos. A segunda, que possuirá maior ênfase neste congresso, teve seu início marcado por estudos direcionados à metodologia escolhida, seleção dos candidatos, estruturação e realização das entrevistas, que foram realizadas por duplas de pesquisadores. Utilizou-se, nesta etapa, o método “Narrativas de vida”, do sociólogo Daniel Bertaux. Expor-se-á sobre a organização e recursos que se lançou mão no momento das entrevistas, além dos instrumentos selecionados para a análise interpretativa: transcrição; textualização e transcriação, aplicados com base no Manual de história oral (MEIHY, 2005). Por fim, será comentado o processo de elaboração coletiva da etapa de análise comparativa das Narrativas de vida, que integra o método de Bertaux, fase na qual está a pesquisa atualmente.
References
Esta comunicação refere-se ao resultado parcial da pesquisa "Egressos de escolas Waldorf no Brasil: experiências e narrativas", que está sendo coordenada pelos professores Maria Auxiliadora Fontana Baseio; Marcelo Rito; Lourdes Ana Pereira Silva, com apoio da Faculdade Rudolf Steiner e do Instituto Mahle.