Harmonizando o currículo Waldorf com a cultura africana e afro-brasileira

relato de uma formação em prol da descontinuidade da colonização histórica e cultural através de um caminhar acordado

Autores

  • Daniele Laurinda Caetano
  • Luciana Sapia Franco

Palavras-chave:

Orixalidade, ERER, Descolonização, Pedagogia Waldorf

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a importância da inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar das Escolas Waldorf, como forma de harmonizá-lo ao que é proposto nas leis 10.639/03 e 11.645/08, através da exemplificação de uma proposta formativa com o tema da orixalidade e da reparação cultural. Recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica sobre orixalidade (Alice Silva; Diogo; Neto, 2022), descolonização (Kilomba, 2019, Asanuma, 2019, França; Santana, 2022, Sodré, 2023), em conformidade com a possibilidade de atualização curricular da pedagogia Waldorf (Franco, 2013, Castro e Silva, 2020, Boland; Muñoz, 2021). Considerando a importância da formação docente nesse processo, exemplificamos a aplicação desses conteúdos por meio da descrição de uma formação elaborada e ministrada pelas autoras, focando no legado histórico e cultural dos orixás. Os resultados desta pesquisa foram colhidos por depoimentos de professoras participantes das atividades, mostrando como a pedagogia Waldorf se mostra propícia para a abertura do currículo face à diversidade cultural e étnico-racial presente na sociedade brasileira.

Referências

Alice Silva; Diogo; Neto, 2022

Kilomba, 2019

Asanuma, 2019

França; Santana, 2022

Sodré, 2023

Franco, 2013

Castro e Silva, 2020

Boland; Muñoz, 2021

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Publicado

2023-11-11

Como Citar

CAETANO, Daniele Laurinda; FRANCO, Luciana Sapia. Harmonizando o currículo Waldorf com a cultura africana e afro-brasileira: relato de uma formação em prol da descontinuidade da colonização histórica e cultural através de um caminhar acordado. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 3, p. 32–32, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/282. Acesso em: 18 jun. 2025.