Movimento pleno de sentido
o que realmente faz sentido? Um olhar para o movimento na perspectiva da Pedagogia Waldorf
Palabras clave:
Educação Física, Antroposofia, Pedagogia Waldorf, movimento pleno de sentidoResumen
Baseando-se nos fundamentos de Rudolf Steiner em sua teoria antroposófica, a pesquisa busca apresentar as possibilidades para a compreensão do termo movimento pleno de sentido sob a luz da Antroposofia. Para tanto, organizou um estudo das obras do autor, assumindo as pesquisas colaborativa e narrativa como eixos norteadores das ações práticas. Com intuito de ressaltar o papel do professor como parte fundamental da escolha dos conteúdos que compõem as aulas, a pesquisa contou com a participação de três professoras, duas de Educação Física e uma de classe, com vasta experiência na Pedagogia Waldorf, que compartilharam a compreensão que possuíam a respeito do termo, fruto de suas experiências adquiridas ao longo dos anos. Contou, também, com o relato de um aluno da Faculdade Rudolf Steiner, que também participou na produção da pesquisa, relatando sua experiência como professor e aluno desta pedagogia. Nas rodas de conversa, foi possível verificar que, apesar de cada professor apresentar diferentes experiências, a base que sustenta a conceituação do termo converge no entendimento que possuem a respeito do desenvolvimento humano, sempre pautado nos princípios da Antroposofia. Esse movimento de troca de experiências serviu como base para que fosse possível, num processo dialógico, a elaboração de um caminho que reconhece o que, dentro da Pedagogia Waldorf, é importante de ser levado em consideração ao se pensar a importância do movimento na evolução humana, quando se busca um desenvolvimento integral da criança, ou seja, na estruturação do corpo, no equilíbrio das emoções e na organização das ideias.
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Citas
STEINER, Rudolf. A Arte da Educação I: O Estudo Geral do Homem – uma base para a Pedagogia. São Paulo: Antroposófica, 2007.
STEINER, Rudolf. O desenvolvimento saudável do ser humano. São Paulo: Antroposófica, 2008.
STEINER, Rudolf. Os primeiros anos da infância. 2.ed. São Paulo: Antroposófica, 2013.
STEINER, Rudolf. Reconhecimento do ser humano e realização do ensino. São Paulo: Antroposófica, 2009.