Movimento pleno de sentido

o que realmente faz sentido? Um olhar para o movimento na perspectiva da Pedagogia Waldorf

Autores/as

  • Yuri Mercante Faculdade Rudolf Steiner
  • Gabriela Hilarino Faculdade Rudolf Steiner

Palabras clave:

Educação Física, Antroposofia, Pedagogia Waldorf, movimento pleno de sentido

Resumen

Baseando-se nos fundamentos de Rudolf Steiner em sua teoria antroposófica, a pesquisa busca apresentar as possibilidades para a compreensão do termo movimento pleno de sentido sob a luz da Antroposofia. Para tanto, organizou um estudo das obras do autor, assumindo as pesquisas colaborativa e narrativa como eixos norteadores das ações práticas. Com intuito de ressaltar o papel do professor como parte fundamental da escolha dos conteúdos que compõem as aulas, a pesquisa contou com a participação de três professoras, duas de Educação Física e uma de classe, com vasta experiência na Pedagogia Waldorf, que compartilharam a compreensão que possuíam a respeito do termo, fruto de suas experiências adquiridas ao longo dos anos. Contou, também, com o relato de um aluno da Faculdade Rudolf Steiner, que também participou na produção da pesquisa, relatando sua experiência como professor e aluno desta pedagogia. Nas rodas de conversa, foi possível verificar que, apesar de cada professor apresentar diferentes experiências, a base que sustenta a conceituação do termo converge no entendimento que possuem a respeito do desenvolvimento humano, sempre pautado nos princípios da Antroposofia. Esse movimento de troca de experiências serviu como base para que fosse possível, num processo dialógico, a elaboração de um caminho que reconhece o que, dentro da Pedagogia Waldorf, é importante de ser levado em consideração ao se pensar a importância do movimento na evolução humana, quando se busca um desenvolvimento integral da criança, ou seja, na estruturação do corpo, no equilíbrio das emoções e na organização das ideias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yuri Mercante, Faculdade Rudolf Steiner

Aluno do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Rudolf Steiner, graduando do 6º semestre de Pedagogia.

Gabriela Hilarino, Faculdade Rudolf Steiner

Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner. Orientadora da pesquisa. Mestra pela Faculdade de Educação da UFMG.

Citas

STEINER, Rudolf. A Arte da Educação I: O Estudo Geral do Homem – uma base para a Pedagogia. São Paulo: Antroposófica, 2007.

STEINER, Rudolf. O desenvolvimento saudável do ser humano. São Paulo: Antroposófica, 2008.

STEINER, Rudolf. Os primeiros anos da infância. 2.ed. São Paulo: Antroposófica, 2013.

STEINER, Rudolf. Reconhecimento do ser humano e realização do ensino. São Paulo: Antroposófica, 2009.

Publicado

2024-03-25

Cómo citar

MERCANTE, Yuri; HILARINO, Gabriela. Movimento pleno de sentido: o que realmente faz sentido? Um olhar para o movimento na perspectiva da Pedagogia Waldorf. Revista Jataí, São Paulo, v. 6, p. 251–264, 2024. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/150. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos