Será que é possível narrar a história de uma vida sem um pouco de invenção?

Autores

  • Paula Martins Costa Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Leitura literária, memória, racismo, Pedagogia Waldorf

Resumo

O presente relato compartilha a experiência com a leitura literária em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental, no decorrer do 1º semestre de 2024, na Paineira Escola Waldorf. O título escolhido foi "O menino negro", escrito por Camara Laye. Considerado o precursor da literatura africana, Laye compartilha suas memórias de infância até o momento em que é aprovado em uma universidade europeia. Para fomentar as reflexões trazidas neste relato de experiência, nos apoiamos nos estudos sobre a experiência, o gênero memória e a leitura de literatura, respectivamente em Jorge Larrosa (2011); Bakhtin (2016); Alfredo Bosi (1994); Marisa Lajolo (2006); Rildo Cosson (2006). Ainda nos debruçamos sobre o papel da interseccionalidade no contexto educacional, amparadas nos estudos de Vera Candau (2013), em que a educação é defendida como uma ferramenta poderosa para o combate ao racismo e a outras formas de discriminação.

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Biografia do Autor

Paula Martins Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Formação em Letras, pós-graduação em Alfabetização e Linguagem, Artes-Manuais para Educação e Mestrado em Linguística.

Referências

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Publicado

2024-03-25

Como Citar

COSTA, Paula Martins. Será que é possível narrar a história de uma vida sem um pouco de invenção?. Revista Jataí, São Paulo, v. 6, p. 186–199, 2024. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/revista/article/view/144. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos