Os quatro elementos da natureza
práticas educativas, reconexão e saúde
Palavras-chave:
Natureza, Quatro elementos, Pedagogia Waldorf, SaúdeResumo
Embalados ao ritmo da natureza nos aventuramos em um caminho possível para o educador trabalhar os quatro elementos no espaço escolar. Verificando que, em nossos dias, existe um distanciamento na interação ser humano e ambiente natural, a pesquisa propôs uma proximidade aos conhecimentos ancestrais que tem nos quatro elementos o alicerce da vida. O trabalho é uma busca de propor reflexões para o campo da transdisciplinaridade no curriculum Waldorf, relacionando a antropologia do segundo setênio, em particular os nove anos de idade, as diferentes indicações das disciplinas do terceiro ano do ensino fundamental e um tema que perpasse as diferentes áreas do conhecimento, assim os quatro elementos são o elo destes distintos aspectos de análise. Os quatros elementos da natureza (terra, água, fogo e ar) guiaram as diferentes possibilidades das práticas educativas que utilizam suas características, estruturas, aspectos terapêuticos, bem como os paralelos, com a estrutura física, os temperamentos, as estações do ano, as festas que aproximam o ser humano e a natureza. Auxiliando nas diferentes áreas da educação e da promoção da saúde, são indicadas músicas, versos, atividades corporais e artísticas que considerem o ambiente escolar, o estudante e o professor como um todo em ressonância com o meio ambiente. A partir deste estudo, verificamos que a proximidade com esses elementos e o conhecimento/observação do meio possibilita um maior equilíbrio e bem-estar no ser humano. Nossa inter-relação externa e interna com o ambiente natural nos faz entender como os seus processos e ciclos são semelhantes aos nossos. Encontramos os elementos da natureza em nós, como parte integrante de nossa estrutura, na forma física, vital, espiritual e mental.