O currículo da educação física na perspectiva da pedagogia Waldorf

um caminho para a liberdade e para o autoconhecimento

Autores

  • Yuri Meirelles Mercante
  • Gabriela Hilarino

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Pedagogia Waldorf

Resumo

Inicialmente, a pesquisa se ocupava em analisar o currículo para a Educação Física das escolas Waldorf. Porém, percebemos que precisávamos antes, pesquisar o que seria o "movimento pleno de sentido", uma vez que é a partir desse entendimento que todas as atividades são escolhidas para compor o currículo. Começamos por uma busca bibliográfica, utilizando os arquivos da biblioteca Rudolf Lanz, assim como a plataforma digital Archivs. Após algum tempo, começamos a perceber que não encontraríamos nenhuma palestra feita por Steiner que tratasse especificamente sobre este assunto. Verificamos que este conceito surgiu a partir de algumas citações feitas na sua filosofia. Por meio de algumas conversas com pesquisadoras e atuantes da área do movimento, reforçamos esta suposição e começamos a buscar trechos de palestras, em que Steiner traz o termo, na tentativa de montar uma conceituação. Estamos utilizando, também, nossas próprias experiências em sala de aula e, a partir de algumas entrevistas, conseguimos debater sobre o tema e começamos a modelar uma ideia. Este tem sido nosso objetivo: a conceituação do termo movimento pleno de sentido para, posteriormente, darmos segmento a uma possível sugestão de currículo para as aulas de Educação Física. O trabalho ainda está em andamento.

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Publicado

2023-11-11

Como Citar

MERCANTE, Yuri Meirelles; HILARINO, Gabriela. O currículo da educação física na perspectiva da pedagogia Waldorf: um caminho para a liberdade e para o autoconhecimento. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 3, p. 49–49, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/316. Acesso em: 18 jun. 2025.