O ensino de economia em escolas Waldorf

a experiência do projeto de extensão “Economia e Arte”

Autores

  • Silvinha Vasconcelos

Palavras-chave:

Fraternidade econômica, Economia steineriana, Consumo e produção, Egoísmo e altruísmo econômicos

Resumo

O presente trabalho é um relato do projeto de extensão “Economia e Arte”, cujo objetivo foi de aprimoramento do ensino de Economia no Ensino Médio. Buscou-se responder ao problema “o que significa Fraternidade na vida econômica?”, tendo como pano de fundo a discussão de como os mercados falham. Para tanto, foram realizadas oficinas nas quais participaram alunos da Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Ensino Médio da Paineira Escola Waldorf em 2021, com encontros on-line quinzenais. As escolhas partiram da observação da realidade que nos cerca: avaliamos o significado do compartilhar e a sociedade de produção e o consumo; refletimos sobre como os artistas buscaram alternativas no seu trabalho durante um ano de isolamento social; conversamos sobre o mercado que não consegue, por muitas vezes, prover o que é necessário, ou, por outro lado, não prover o que é desnecessário para o ser humano; repensamos as escolhas sociais de reforçar padrões produtivos, como o da mineração, por exemplo, que têm impactos nocivos à sociedade; e tivemos a presença de ex-alunos formados em Economia, que realizaram uma troca de conhecimentos pela apresentação de seus estudos sobre meio ambiente, água virtual, sustentabilidade e desigualdades salariais no mercado de trabalho. Este último tema culminou em uma carta dos alunos para os que se sentem invisíveis no trabalho que Garis e Margaridas fazem, de limpeza urbana. Todos os conteúdos foram permeados por atividades de arte - não ilustrativas como finalidade em si, mas como uma busca de cunhagem de ideias próprias para reconciliar o que está no interior desses jovens com o mundo exterior que a eles se apresenta. Acreditamos que, com isso, eles tenham se aproximado mais do significado de Fraternidade que o entendimento do amor pelo mundo no sentido steineriano é capaz de proporcionar.

Downloads

Publicado

2023-11-11

Como Citar

VASCONCELOS, Silvinha. O ensino de economia em escolas Waldorf: a experiência do projeto de extensão “Economia e Arte”. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 3, p. 63–63, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/305. Acesso em: 18 jun. 2025.