O desenvolvimento da linguagem na primeiríssima infância
Palavras-chave:
Primeiríssima Infância, Desenvolvimento infantil, Linguagem, Interação verbal, Educação InfantilResumo
A aquisição da linguagem enriquece a interação social e ajuda a estabelecer o sentido de si mesmo, a percepção da própria individualidade, permitindo o desenvolvimento cognitivo, a ampliação do aprendizado e a continuidade do desenvolvimento infantil. Com o objetivo de identificar como os profissionais que atuam em Centros de Educação Infantil (CEIs) se comunicam e interagem com as crianças que ainda não desenvolveram plenamente a comunicação oral, foi realizado trabalho de campo, observação em CEIs – Centros de Educação Infantil em São Paulo - SP e Monte Carmelo – MG, foi possível constatar que a interação verbal, nem sempre é considerada como um instrumento pedagógico, recebendo pouca atenção e cuidado profissional. Como a educação infantil oferece a possibilidade de transformação social, na medida em que pode possibilitar um melhor desenvolvimento da linguagem, interação social e desenvolvimento cognitivo ao interromper o círculo vicioso que perpetua o risco social e a pobreza, a especial atenção ao desenvolvimento da linguagem é uma necessidade para o pleno desenvolvimento infantil, o que nos indica que o investimento em formação específica nessa área da linguagem para professores de educação infantil é necessário, pois, os profissionais ainda não têm muita consciência da importância da sua interação verbal com as crianças nessa fase de desenvolvimento. A pesquisa ainda não foi totalmente concluída, os dados levantados nas observações realizadas e nos questionários respondidos gentilmente pelas professoras das CEIs sobre o desenvolvimento da fala de 47 crianças ainda estão sendo trabalhados para que se possa chegar a uma conclusão final.