Um olhar antroposófico para o currículo da educação física nas escolas Waldorf
o que faz sentido para os alunos do ensino fundamental?
Palavras-chave:
Rudolf Steiner, Pedagogia Waldorf, Desenvolvimento humano, MovimentoResumo
A pesquisa busca trazer uma reflexão para as atividades de movimento ministradas nas aulas de Educação Física do ensino fundamental das escolas Waldorf, a fim de mostrar a importância de se conhecer a antropologia antroposófica apresentada por Rudolf Steiner como possibilidade para um olhar sensível e integral do desenvolvimento humano. A partir desse entendimento, compreender as diferenças significativas que apresentam cada fase motora da criança, suas forças internas e externas, como identificá-las e, posteriormente, usá-las para uma organização motora ampla e saudável. Será feito um breve caminho de compreensão do desenvolvimento motor dos alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental, apontando aquilo que pode ser considerado mais importante para organização física, trazendo elementos para reflexão de atividades que façam sentido para as aulas de movimento a partir desta abordagem. A fundamentação se dará por meio de pesquisa bibliográfica embasada em Rudolf Steiner e contará com a ajuda da pesquisa narrativa, trazendo a prática pedagógica pessoal em escolas Waldorf para enriquecer os elementos propostos. A pesquisa faz parte do programa de mestrado da UFMG, na Faculdade de Educação.