Educação comunitária na Monte Azul

sementes para a tecitura de uma sociedade mais saudável

Autores

  • Susanne Charlotte Rotermund
  • Patricia Evangelisti Silva
  • José Americo Menezes

Palavras-chave:

Educação Comunitária, Monte Azul, Escola Oficina Social

Resumo

O trabalho trata de apresentar aspectos do ciclo existencial da Associação Comunitária Monte Azul desde a sua formação, em 1979, até o ano 2000. Neste período, a instituição gerou um conceito de desenvolvimento humano e profissional com vistas a valorizar o protagonismo de cada um dos participantes de sua história: a Escola Oficina Social. Este conceito sustenta a vida da instituição. O objetivo do presente trabalho é apresentar o caminho de construção coletiva do Curso de Educadores Comunitários Mainumby, incluído na Escola Oficina Social. Para cumprir com o objetivo anunciado, apresentam-se trechos de depoimentos coletados em entrevistas e grupos focais, bem como o levantamento e análise de registos documentais. Trata-se de dar voz aos participantes da história que assenta e explica o surgimento do curso como uma construção coletiva, gerada por meio da congregação de pessoas vindas de muitas regiões do país e do mundo, de diferentes classes sociais, apresentando um panorama diverso e desigual que, longe de ser considerado antagônico, foi percebido como complementar na compreensão do processo social saudável e na busca de caminhos inovadores em educação.

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Publicado

2023-11-11

Como Citar

ROTERMUND, Susanne Charlotte; SILVA, Patricia Evangelisti; MENEZES, José Americo. Educação comunitária na Monte Azul: sementes para a tecitura de uma sociedade mais saudável. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 3, p. 23–23, 2023. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/284. Acesso em: 18 jun. 2025.