A exigência do exercício do pensamento e sua relação com a educação no século XXI
Palavras-chave:
Pensar, Educação, Pensamento complexo, Epistemologias do SulResumo
A importância de se examinar o próprio pensamento, torná-lo profundo, complexo e, a partir daí, colocá-lo a serviço do mundo e da educação é o tema central desta comunicação. Parece haver uma correspondência entre as problemáticas relacionadas ao pensar e repensar, e as exigências da educação e do ensino. Partindo desse pressuposto, foram apresentadas, de forma objetiva, cinco abordagens de diferentes autores dos séculos XX e XXI, nas quais se explora a natureza do pensar, sua relação com o bem e o mal, seu estreitamento com a função do educador e da educadora, a necessidade de se contextualizar e problematizar o presente complexo e o compromisso de se curar feridas do colonialismo por meio do diálogo com saberes considerados não acadêmicos ou científicos. Reconhecemos, com essas considerações, a profunda relação entre o que foi proposto por Rudolf Steiner, no início do século XX, como caminho para um individualismo ético em favor de ações morais no mundo e o que seguiu como pesquisa, um século depois, no campo epistemológico, a respeito do alargamento das formas de conhecimento e de aprendizagem.