Os contos de fada e o sagrado
uma abordagem para educação infantil
Palavras-chave:
Contos de fada, Sagrado, Primeiro setênio, Contação de histórias, Preparo do educadorResumo
O presente trabalho pretende expandir a compreensão dos contos de fada como instrumento humano sagrado no processo de desenvolvimento da criança de primeiro setênio, estabelecendo diálogos entre a visão antroposófica de Rudolf Steiner em confluência com as ideias de filósofos e pensadores, especialistas em mitos e narrativas, como Mircea Eliade, Walter Benjamin, Marie-Louise Von Franz e Carl Gustav Jung. A fim de resgatar a importância da ancestralidade dos contos de fada e do desenvolvimento da linguagem como condição humanizadora, foram levantadas suas origens históricas e o significado simbólico dessas narrativas orais, trazendo um panorama geral dos aspectos socioculturais que promoveram os impulsos para os primeiros registros escritos do gênero. Além disso, a pesquisa aborda a visão da Ciência na qual os autênticos contos de fada são como verdades espirituais muito mais profundas e complexas que nossa racionalidade pode alcançar pelo simples pensar, demonstrando sacralidade em sua própria constituição. Além disso, o estudo aponta diferentes atuações nutridoras dos contos de fada tanto na psique, segundo a psicologia junguiana, quanto nas profundezas da alma, segundo a antroposofia. Ambas convergindo para uma concepção dos contos de fada como ferramenta humana sagrada que se faz essencial para o amadurecimento natural e fluido da criança da educação infantil.