Goethe, Steiner e a pedagogia Waldorf

Autores

  • Maria Florencia Guglielmo Escola Waldorf Rudolf Steiner

Palavras-chave:

Goethe, Rudolf Steiner, Pedagogia Waldorf

Resumo

O artigo se propõe a apresentar de forma sintética, o método científico de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Chamado pelo próprio autor de "empiria delicada", enfatiza a importância da observação dos fenômenos no processo de conhecimento. O texto aborda os conceitos de "tipo", metamorfose, polaridade, intensificação e o papel central ocupado pelo autodesenvolvimento do pesquisador no método goethiano. Em seguida discute sua influência na obra filosófica de Rudolf Steiner (1861-1925) e na estruturação de sua proposta educacional, tanto no que diz respeito à concepção de ser humano que a fundamenta, quanto à sua metodologia de ensino. Por fim, é apresentado um breve relato sobre a disciplina "Fenomenologia de Goethe" oferecida no 22 semestre do curso de graduação da Faculdade Rudolf Steiner e sua relevância para a formação dos futuros professores.

Biografia do Autor

Maria Florencia Guglielmo, Escola Waldorf Rudolf Steiner

Doutoranda do programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora da área de Apoio Pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner, docente do curso de graduação em pedagogia e de pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-13

Como Citar

GUGLIELMO, Maria Florencia. Goethe, Steiner e a pedagogia Waldorf. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 17–17, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/234. Acesso em: 18 jun. 2025.