Experiências educativas nas culturas tradicionais
Palavras-chave:
Educação, Ancestralidade, Oralidade, Diversidade, Culturas TradicionaisResumo
Esta pesquisa propõe a investigação das experiências educativas que permeiam as culturas tradicionais - que neste trabalho englobam as de matrizes africanas e indígenas - povos que cultivam modos singulares de vida conduzidos por uma ancestralidade transmitida através de tradições e práticas perpetuadas de geração em geração por meio da oralidade. Estas culturas são apresentadas como um conjunto, pois serão seus elementos universais que guiarão o caminho de pesquisa - as tradições orais, os rituais e processos simbólicos, os festejos, a corporeidade, a figura dos mestres e mestras, as cosmovisões, a relação de pertencimento com a Terra e a comunidade, se constituem como um núcleo central na composição de um ambiente de aprendizagem profunda e constante. Em contrapartida a esta organização, temos educação moderna, erigida sob uma perspectiva contrastante, uma visão de mundo baseada na lógica cartesiana e fragmentada. O modelo de educação regido sob esta lógica provoca e acentua as problemáticas de crise planetária em que vivemos, fazendo necessária uma mudança paradigmática que englobe modos de pensar complexos e plurais. Por meio deste trabalho investigativo e reflexivo, serão apresentados valores que permeiam as culturas tradicionais e seus modos de educar, assim como a importância de reconhecê-los para compor uma diversidade de visões de mundo no ambiente escolar, favorecendo a construção de identidade, da comunidade, da empatia, do sentido de pertencimento e encantamento pelo mundo. O levantamento dos elementos que compõem estas ancestralidades possibilitará uma reflexão acerca do sentido destas experiências vivenciadas pela criança ao longo de seu desenvolvimento. Por fim, este trabalho propõe traçar caminhos possíveis para o educador na construção de uma educação poética e plural, pensando as relações existentes entre ancestralidade e continuidade - a refletir no olhar para a criança - sabendo ser esta uma jornada inacabada de investigação e autodesenvolvimento contínuo. O percurso desta pesquisa se fará por meio de pesquisa bibliográfica nas áreas da antropologia, psicologia, pedagogia e desenvolvimento humano.