O caminho interior do professor fortalecido pelo arquétipo da alma feminina
Palavras-chave:
Meditação, Professor, Waldorf, Madona, Caminho interiorResumo
A pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento bibliográfico dos exercícios de meditações indicados por Rudolf Steiner, e oferecer aos professores de ensino antroposófico para que possam escolher em liberdade a meditação a ser realizada. A importância dessas meditações se dá pelo fato de que, na metodologia educacional antroposófica, o trabalho interior do professor é fundamental para trazer força ao currículo escolar, que se faz presente através de vida, conhecimento, arte e espiritualidade. Além do levantamento bibliográfico, foi apresentada uma vivência da autora através de uma das meditações propostas por Rudolf Steiner: a contemplação da sequência de Madonas da Época do Renascimento, que foram indicadas para trazer vitalidade aos que a observam com entusiasmo e presença de espírito. A contemplação pelo arquétipo feminino trouxe uma pitada sagrada desse gênero como relicário necessário para a humanidade, ainda tão dominada pela força masculina. A experiência foi necessária e essencial para tirar somente o foco no intelecto e colocar a vivência em prática, assim como constatar a importância do exercício da Antroposofia, que precisa sair dos livros e ser praticada em cada gesto, cada fala e cada passo. A contemplação também suscitou alguns questionamentos que podem levar a outros estudos da qualidade feminina, ou para novos aprofundamentos e pesquisas a respeito de nossa própria criança interior que eventualmente possa ter sido deixada desamparada ao longo dos anos. O intuito do trabalho foi convidar cada professor que se sinta chamado a fazer esse caminho, a reverenciar seu altar interior através de uma vida mais contemplativa, mais sadia, verdadeira e com mais vitalidade, estando presente em cada momento, pois estará auxiliando a estar mais próximo do mundo espiritual na tarefa mais nobre, que é a de educar crianças para a liberdade plena.