Habilidades motoras e aquisição de linguagem

correlações entre neurociências e antroposofia

Autores

  • Fabiana Massis
  • Fernanda Gouvea Santos
  • Cynthia Fuschini Feliz
  • Geraldo Alves Lacerda
  • Juliana Barbosa Ramalho
  • Lissa Paniquar von Ameln
  • Luciene Souza Dias Leite
  • Roberta Guadagnucci Bubblegum
  • Thaís de Lima Zampirolo

Palavras-chave:

Habilidades motoras, aquisição de linguagem, neurociências, antroposofia

Resumo

Segundo Rudolf Steiner, o criador da Antroposofia, é a partir da vontade que a criança irá interagir com o mundo, aprender a andar, a falar, a pensar e, futuramente, a realizar as conquistas de sua vida plena no mundo. Para esse autor, a vontade nasce do sistema metabólico-motor, ou seja, a criança precisa apropriar-se do corpo para que a fala e o pensar se desenvolvam de forma típica. Investigações neurocientíficas atuais nos mostram que existe correlação entre controle de reflexos neonatais e dificuldades escolares, quando se avaliam dificuldades motoras em crianças com déficits de leitura e disfunção do movimento ocular durante a leitura, ou descoordenação oculomanual e dificuldades de escrita, ou mesmo dificuldades no equilíbrio e na orientação espacial correlacionadas às dificuldades atencionais e inquietação. Nossa suposição é que assim também ocorra, quando se correlaciona a aquisição das habilidades linguísticas e motoras. Este trabalho propõe investigar se existem publicações que evidenciam a correlação entre a aquisição de controle motor do próprio corpo, nos primeiros anos de vida, e a aquisição de linguagem. Sendo assim, nosso objetivo geral é identificar, na literatura pertinente ao tema, quais habilidades motoras são de aquisição essencial, nos primeiros dois anos de vida, para promover uma aquisição linguística sem déficits. A metodologia a ser utilizada será a revisão da literatura por meio de bases de dados relevantes tanto para a saúde quanto para a educação, tendo em visto trabalhos de pesquisa neurocientífica que possam embasar as observações da ciência espiritual desenvolvida por Steiner. Fizemos uma primeira consulta, no dia 19 de setembro de 2021, à base de dados do NCBII com os descritores ("Language Development"[Mesh]) AND ("Motor Activity"[Mesh] OR "Psychomotor Performance"[Mesh] OR "Motor Skills"[Mesh]), os quais resultaram em 1.090 artigos. Foram selecionadas as "meta-analysis" e "review", resultando em 61 artigos, dos quais, rastreados pelo títulos, resultaram 21 artigos para serem analisados.

Downloads

Publicado

2021-11-13

Como Citar

MASSIS, Fabiana; SANTOS, Fernanda Gouvea; FELIZ, Cynthia Fuschini; LACERDA, Geraldo Alves; RAMALHO, Juliana Barbosa; AMELN, Lissa Paniquar von; LEITE, Luciene Souza Dias; BUBBLEGUM, Roberta Guadagnucci; ZAMPIROLO, Thaís de Lima. Habilidades motoras e aquisição de linguagem: correlações entre neurociências e antroposofia. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 46–46, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/231. Acesso em: 18 jun. 2025.