Reflexões sobre educação, liberdade e humanidade
a prática dos trabalhos manuais em diferentes contextos escolares
Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Trabalhos Manuais, Educação Sustentável, Educação de Qualidade, Movimento da Educação Nova, Educação Moderna, Filosofia da Liberdade, Orestes Guimarães, Corinto da Fonseca, Rudolf SteinerResumo
A disciplina de Trabalhos Manuais inserida nas práticas educacionais propostas por Rudolf Steiner, além de nos servir de objeto de investigação, foi o ponto de partida para o propósito da presente pesquisa. Mergulhamos em uma revisão bibliográfica, a qual, fomos buscar na História da Educação brasileira outros olhares para os Trabalhos Manuais aplicados em ambiente escolar, que em momentos distintos no passado, também serviram como ferramenta auxiliar na formação do ser humano. Essa busca nos apresentou a dois educadores brasileiros contemporâneos a Steiner, com reconhecida relevância por agregarem grandes contribuições para as políticas educacionais brasileiras em suas épocas de atuação. As contribuições deixadas pelos educadores Orestes Guimarães, Corinto da Fonseca e Rudolf Steiner, fazemos uma análise da disciplina aplicada em universos educacionais distintos, observando como a prática dos trabalhos manuais contribuem no despertar das forças para que o indivíduo se torne livre. Dessas obras, observamos a necessidade de um aprofundamento investigativo no entendimento dos impulsos norteadores dos movimentos que forjaram transformações no campo da Educação, damos especial destaque ao Movimento da Escola Nova, considerado revolucionário para a promoção da educação moderna com impactos mundiais, não se limitando às fronteiras brasileiras. Por fim, sentimos que a pesquisa só ficaria completa se dedicássemos um tempo de observação sobre o papel da Educação dentro da humanidade contemporânea, a qual mesmo antes do advento da pandemia da Covid-19, clamava por transformações. Então, as diretrizes da UNESCO e as metas estabelecidas na Agenda Global da Educação 2030, foi nosso alvo de investigação para o entendimento das demandas educacionais na formação integral do indivíduo atuante em um mundo sustentável. Diante dos resultados analisamos como os trabalhos manuais em um contexto pedagógico, atuando como ferramenta auxiliar na formação holística do ser humano, possibilita ao educando o cultivo de habilidades que o acompanhem ao longo da vida.