Cultivando vínculos

a aprendizagem na natureza nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Michele Sebastião de Melo Escola Waldorf Querência

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação ambiental, Currículo

Resumo

As crianças que chegam ao primeiro ano do Ensino Fundamental possuem vivo interesse pelas descobertas junto aos reinos da natureza, e uma disposição infinita de com eles conviverem. Frente a isso e ao catastrófico cenário ambiental de nossos dias, como educadores é imprescindível que reconheçamos a tarefa de conduzir suas experiências escolares de forma que possam ir desvendando a existência terrena em harmonia com a terra e todos os seres nela viventes. "Quebrar a parede" da sala de aula e libertar-se da "cova assassina" que é a grade de aulas (STEINER, 1919) é necessidade urgente. A aprendizagem construída junto da natureza, na experimentação direta de tudo o que ela propicia, é o que fará a diferença entre o ser humano de ontem e o de amanhã. E essa nova construção pedagógica precisa, indubitavelmente, de uma forte parceria entre professores, famílias e instituição escolar, abraçando essas necessidades e dando o suporte necessário ao atendimento delas. Este será um relato da minha vivência enquanto professora de classe nos primeiros três anos do Ensino Fundamental na Escola Waldorf Querência, onde foi possível criar esse ambiente propício ao frutificar dessa proposta tão adequada aos novos tempos. Abordarei os desafios e delícias vividos juntos das crianças na experimentação dos currículos dos primeiros três anos do Ensino Fundamental, em convivência diária, profunda e constante com a natureza, fora dos limites das lousas e das paredes e com muito suporte da comunidade escolar. Espero que possa enriquecer o diálogo acerca das estruturas pedagógicas e institucionais necessárias para os desafios contemporâneos, e que fiquem explícitas as possibilidades existentes nessa abordagem de nossa pedagogia, apoiada sempre na observação constante do principal fenômeno que se põe diante de nós, educadores: a criança de hoje.

Downloads

Publicado

2021-11-13

Como Citar

MELO, Michele Sebastião de. Cultivando vínculos: a aprendizagem na natureza nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 57–57, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/229. Acesso em: 18 jun. 2025.