Ensino religioso Waldorf e pluralismo

considerações curriculares para a alma brasileira

Autores

  • Rafael Vitiello Ravi

Palavras-chave:

Educação, Ensino Religioso, Espiritualidade, Pluralismo, Diversidade

Resumo

Esta pesquisa propõe uma análise dos elementos curriculares utilizados para o ensino religioso na pedagogia Waldorf em relação ao pluralismo presente no Brasil. Para isso, são consideradas as três principais matrizes históricas que compõem a formação do estado brasileiro (indígena/originária, luso-cristã e diáspora africana), sua influência na religiosidade nacional e seus respectivos desdobramentos através de sincretismos, religiões híbridas e outras manifestações culturais, como festas tradicionais, músicas, danças, expressões artísticas, contos de tradição oral, além de seus próprios mitos, rituais e dogmas. Sendo a pedagogia Waldorf uma proposta criada na Alemanha no final do século 19, com ênfase na formação artística e imagética de crianças e jovens, como podem ser abordadas essas diferentes manifestações que compõem o espectro religioso brasileiro? Diante dos inúmeros desafios da educação contemporânea, como a inclusão da diversidade, o combate à intolerância religiosa e a promoção de uma cultura de paz, faz-se necessário um estudo aprofundado dos elementos curriculares do ensino Waldorf, de modo a incluir o pluralismo das religiões brasileiras, respeitando as diferentes etapas do desenvolvimento humano. Por meio de uma pesquisa bibliográfica nas áreas da pedagogia, história, antropologia e ciências sociais e ciências da religião, este trabalho apresenta os princípios gerais que fundamentam a pedagogia Waldorf e sua proposta de ensino religioso, e os principais elementos históricos e culturais das religiões desde a formação do estado brasileiro até os dias atuais, propondo um diálogo entre esses dois conteúdos, a fim de inspirar novas abordagens para as aulas de ensino religioso como também em outras disciplinas em que o pluralismo possa ser incluído como elemento fundamental da identidade brasileira.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

RAVI, Rafael Vitiello. Ensino religioso Waldorf e pluralismo: considerações curriculares para a alma brasileira. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 37–37, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/228. Acesso em: 18 jun. 2025.