Egressos de escolas Waldorf no Brasil
experiências e desafios
Palavras-chave:
Egressos, Narrativas de vida, Escolas WaldorfResumo
Esta pesquisa tem, por objetivo, conhecer a visão de mundo de egressos/ex-alunos das Escolas Waldorf no Brasil, a partir da escuta sensível de suas narrativas, a fim de analisar os impactos da pedagogia Waldorf em suas trajetórias e escolhas de vida. Desta forma, acredita-se que, ao mapear as experiências dos egressos na pedagogia Waldorf, seja possível reconhecer o impacto propiciado por esse tipo de educação na vida dos sujeitos e sua visão de mundo atual. Nesse sentido, ao cotejar os propósitos e princípios norteadores dispostos pelas escolas com as narrativas de vida, torna-se possível reconhecer a efetividade da pedagogia. Assim, a questão que move esta investigação é: de que modo as experiências vivenciadas na Pedagogia Waldorf impactaram na visão de mundo de seus egressos/ex-alunos? Para isso, utilizamos as abordagens quantitativa e qualitativa da pesquisa. O presente trabalho estabelece a distinção entre o termo ex-aluno e o termo egresso para operacionalizar o núcleo das intenções, qual seja: especular se a passagem por escola Waldorf teve impacto central ou parcial na constituição do processo identitário do sujeito da pesquisa. Desse modo, será usado o epíteto ex-aluno para aqueles sujeitos cuja passagem por escola Waldorf é apontada por eles como mera frequência, sem que o entrevistado sugira nenhuma grande contribuição desse pertencimento para sua vida posterior à fase escolar. Por outro lado, será usada a palavra egresso para designar aqueles participantes da pesquisa cuja vida, na visão deles, seria marcada pela convivência em ambiente educacional Waldorf. Toma-se como pressuposto que a referida distinção não precisa, necessariamente, ser reconhecida pelo participante da pesquisa, mas o jogo entre ex-aluno e egresso será usado pelos pesquisadores como operador central da análise.