Egressos de escolas Waldorf no Brasil

experiências e desafios

Autores

  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio
  • Marcelo Rito
  • Lourdes Ana Pereira Silva
  • Bianca Jamel El Bacha
  • Cynthia Minne Schauff Ringel

Palavras-chave:

Egressos, Narrativas de vida, Escolas Waldorf

Resumo

Esta pesquisa tem, por objetivo, conhecer a visão de mundo de egressos/ex-alunos das Escolas Waldorf no Brasil, a partir da escuta sensível de suas narrativas, a fim de analisar os impactos da pedagogia Waldorf em suas trajetórias e escolhas de vida. Desta forma, acredita-se que, ao mapear as experiências dos egressos na pedagogia Waldorf, seja possível reconhecer o impacto propiciado por esse tipo de educação na vida dos sujeitos e sua visão de mundo atual. Nesse sentido, ao cotejar os propósitos e princípios norteadores dispostos pelas escolas com as narrativas de vida, torna-se possível reconhecer a efetividade da pedagogia. Assim, a questão que move esta investigação é: de que modo as experiências vivenciadas na Pedagogia Waldorf impactaram na visão de mundo de seus egressos/ex-alunos? Para isso, utilizamos as abordagens quantitativa e qualitativa da pesquisa. O presente trabalho estabelece a distinção entre o termo ex-aluno e o termo egresso para operacionalizar o núcleo das intenções, qual seja: especular se a passagem por escola Waldorf teve impacto central ou parcial na constituição do processo identitário do sujeito da pesquisa. Desse modo, será usado o epíteto ex-aluno para aqueles sujeitos cuja passagem por escola Waldorf é apontada por eles como mera frequência, sem que o entrevistado sugira nenhuma grande contribuição desse pertencimento para sua vida posterior à fase escolar. Por outro lado, será usada a palavra egresso para designar aqueles participantes da pesquisa cuja vida, na visão deles, seria marcada pela convivência em ambiente educacional Waldorf. Toma-se como pressuposto que a referida distinção não precisa, necessariamente, ser reconhecida pelo participante da pesquisa, mas o jogo entre ex-aluno e egresso será usado pelos pesquisadores como operador central da análise.

Downloads

Publicado

2021-11-13

Como Citar

BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana; RITO, Marcelo; SILVA, Lourdes Ana Pereira; BACHA, Bianca Jamel El; RINGEL, Cynthia Minne Schauff. Egressos de escolas Waldorf no Brasil: experiências e desafios. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 49–49, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/227. Acesso em: 18 jun. 2025.