O ensino da língua materna na escola Waldorf

aproximações e distanciamentos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Halide de Quadros Ohde

Palavras-chave:

Currículo waldorf, Ensino da língua materna, BNCC

Resumo

Olhar para o currículo escolar é, por si só, um desafio. Nosso desafio de estudo foi mergulhar no currículo de ensino da língua materna que vive na Escola Waldorf, trazer os princípios e fundamentos que o embasam e fazê-lo conversar com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com o objetivo de traçar esse diálogo buscamos, a partir de um estudo bibliográfico, encontrar aproximações e distanciamentos que nos mostram o quanto é importante a escola ter vida, movimento e respiro. Nosso mergulho olhou para o percurso histórico onde encontramos o nascedouro da Pedagogia Waldorf preparada pelo embasamento filosófico de Rudolf Steiner. Descortinamos seu caminho curricular desenhando um recorte importante para aquele diálogo inicialmente pretendido. Entramos nos meandros da construção do que entendemos atualmente por currículo. Pinçamos, na imensidão da BNCC, suas definições e concepções. Neste mergulho nosso olhar teve como objetivo o ensino da língua materna nas EscoIas Waldorf em diálogo com as normas legais que regem a Educação Básica Brasileira, mais especificamente a BNCC, que opera como elemento de efetivação do direito à educação e do desenvolvimento das competências e habilidades essenciais dos educandos. Nos deparamos com aproximações e distanciamentos. O principal e basilar distanciamento está no processo de alfabetização que, na Escola Waldorf, é cuidado e cultivado como uma semente, de dentro para fora: imagens são construídas a partir de histórias ricamente elaboradas com a intencionalidade necessária; vivências são conduzidas ao sentir da criança que, ao se envolver emocionalmente com o conteúdo, torna-se parte dele. Olha-se para a criança individualmente e nesse caminho, histórias, imagens, letras vivenciadas pelo corpo em movimentos que a desenham no ar até chegarem às mãos e ao pensamento, formando palavras, frases, textos. Encontramos nesse estudo o desafio: arte de educar, o currículo do chão da escola e o do papel.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

OHDE, Halide de Quadros. O ensino da língua materna na escola Waldorf: aproximações e distanciamentos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 22–22, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/223. Acesso em: 18 jun. 2025.