Análise das contribuições do programa Nós da Primeira Infância para professores de educação infantil da rede pública municipal
Palavras-chave:
Educação Infantil, Rede pública, Formação de professores, Pedagogia WaldorfResumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições do programa Nós da Primeira Infância para as professoras da rede pública de educação infantil tendo em vista as políticas públicas vigentes. Este estudo deve basear-se na análise dos documentos e normativas oficiais e sua relação com as características, método e conteúdo do programa Nós da Primeira Infância. Compreender qual o caminho de aprendizagem feito pelas educadoras, entender como aplicam as ideais do programa no dia a dia da escola e identificar que transformações e percepções obtidas durante e após a formação é pressuposto deste trabalho. Para a construção das informações utilizar-se-á a análise documental rede pública municipal de São Paulo e Ministério da Educação e a entrevista estruturada com alunas egressas da iniciativa do Instituto Maiana além da análise de dados. O trabalho justifica-se partir do aumento do interesse de professores pela Pedagogia Waldorf até então desconhecida nas escolas da rede pública. Professores esses, que buscam uma formação continuada que ampliem seus conhecimentos, traga um olhar diferenciado para educação infantil e para a sua atuação docente. Do outro lado temos uma iniciativa que propõe beneficiar crianças da educação infantil através do programa.